Dados do Trabalho


Título

TRIAGEM DA DOENÇA RENAL CRONICA DO DIA MUNDIAL DO RIM 2018: FOCO NA SAUDE DA MULHER

Introdução

Diabetes mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica são principais fatores de risco para doença renal crônica (DRC). Há evidências para o rastreamento de populações para DRC, mas campanhas como o Dia Mundial do Rim (DMR) são úteis para alertar a população sobre DRC, seus fatores de risco e formas de preveni-la, aumentando a detecção precoce e desacelerando sua progressão. Em 2018, o foco do DMR era saúde feminina. O estudo mostra ações feitas no DMR 2018 em um campus universitário no nordeste do Brasil.

Material e Método

Uma triagem foi realizada na Universidade de Fortaleza, foco na saúde feminina. Divulgamos a campanha durante a semana e quinta-feira passamos o dia no campus oferecendo serviços para funcionários e estudantes. Os serviços prestados incluíram medidas de pressão arterial (PA) e glicose, partilha de materiais educativos e explicações sobre a DRC e fatores de risco.

Resultados

Foram consultadas 60 mulheres com idade média de 33,3 anos (18-62 anos). O exame físico mostrou PA superior a 120/80 mmHg em 10 casos (16,6%), idade de 41,1 anos (31-53 anos) e glicemia de 111,2 mg/dl. A glicemia média foi 93,3 mg/dl (79-143 mg/dl). Muitas pessoas que participaram da campanha não sabiam sobre DRC, e as que sabiam algo de DRC tiveram doença renal ou história familiar de DRC. Os pacientes com qualquer fator de risco para DRC foram encaminhados à clínica médica especializada da universidade para uma consulta de Nefrologia e avaliação da função renal.

Discussão e Conclusões

As campanhas de DRC, como o DMR, são relevantes em países de poucos recursos, pessoas dificilmente conseguem acessar os serviços de saúde. No Brasil, as pessoas têm dificuldade em acessar o especialista, como o nefrologista, por isso as campanhas da DMR são fundamentais para promover prevenção e detecção de DRC. Essas ações têm grande impacto na vida das pessoas, pois as mulheres que indicamos ao acompanhamento da Nefrologia demorariam muito tempo até descobrir a DRC, sem a ação da campanha.

Palavras Chave

Dia Mundial do Rim, Doença Renal Crônica, Fatores de Risco.

Área

Ligas Acadêmicas

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade de Southampton - - Great Britain (United Kingdom), Universidade Federal do Ceara - Ceará - Brasil

Autores

Alvaro Rolim Guimaraes, Juliana Gomes Ramalho de Oliveira, Marcel Rodrigo Barros de Oliveira, Alanna Ramalho Nunes, Ana Carla Novaes Sobral Bentes, Vittória Nobre Jacinto, Guilherme Aguiar Forte, Elizabeth De Francesco Daher, Simon Fraser, Geraldo Bezerra da Silva Junior