Dados do Trabalho


Título

PREDITIVIDADE DA TROPONINA I EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDIACA PARA INSUFICIENCIA RENAL AGUDA

Introdução

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma complicação grave de pacientes admitidos em Unidades de Terapia Intensiva, chegando ocorrer em muitas publicações em frequências até maiores que 50%. A literatura tem explorado em alguns estudos a questão de serem os biomarcadores cardíacos, como a Troponina I (cTnI), por exemplo, como preditores de IRA, em havendo concomitância frequente de condições cardíacas e renais, muitas vezes constituindo síndrome cardiorrenal.
Objetivo: Avaliar a preditividade da cTnI em relação à ocorrência de IRA em pacientes em pós-operatório (PO) de cirurgia cardíaca.

Material e Método

Foram avaliados retrospectivamente 1027 pacientes adultos em PO de cirurgias cardíacas do ano de 2017 em hospital de grande porte terciário.
IRA foi diagnosticada pelo critério da creatinina do Kidney Diseases Improving Global Outcomes (KDIGO) e a elevação da cTnI com valor de referência de 0,16 ng-ml.
As troponinas foram dosadas por imunoensaio no soro com anticorpos monoclonais dirigidos para sítios antigênicos específicos.
A metodologia de análise se baseou nos critérios de preditividade positiva e negativa, conforme definidas por Galen e Gambino, equacionando sensibilidade e especificidade para diagnóstico de IRA (KDIGO) e de cTnI (valor referência 0,16).

Resultados

No tocante à preditividade da Troponina I, em pacientes de PO de cirurgia cardíaca, sua sensibilidade foi de 51,3%, muito baixa para ter valor de caráter diagnóstico associado à IRA, na amostra estudada.

Discussão e Conclusões

A interpretação dos resultados de troponina em condições de PO de cirurgia cardíaca encontra muitos fatores confundidores e, portanto de difícil entendimento. Há uma série de condições clínicas que exibem aumento de troponina, além das de lesão cardíaca ou de renal crônica, tais como insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais, embolia pulmonar, doença crônica obstrutiva pulmonar, sepse, exercício extenuante, pericardite e taquicardia. Em se tratando no grupo estudado de possíveis comorbidades concomitantes causadoras de elevação de troponinas, explica se a baixa preditividade em relação à IRA. Esse achado leva à suposição de que haja 2 causas conjuntas para os aumentos observados de troponinas, ambas meritórias de cuidados intensivos.
Conclusão
Aumentos significantes de troponinas em pacientes em PO de cirurgia cardíaca e com insuficiência renal apontam para medidas terapêuticas intensivas, mesmo não havendo preditividade positiva da troponina em relação à IRA.

Palavras Chave

Creatinina; Troponina; Insuficiência renal

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Anita L R Saldanha, André Luis Valera Gasparoto, Ana Paula Pantoja, Carlos Alberto Gonnelli, Thomaz Braga Ceglias, Vitoria G Hernandes, Irina Antunes, Tania L R Martinez