Dados do Trabalho


Título

PACIENTE PRE-DIALITICO POR GESF SECUNDARIA A OBESIDADE COM RECUPERAÇAO DA FUNÇAO RENAL APOS TERAPIA CONSERVADORA E PERDA PONDERAL: UM RELATO DE CASO COM REVISAO DA LITERATURA

Introdução

Obesidade tem sido associada à doenças renais, como glomerulopatias, nefrolitíase e pior sobrevida do enxerto. Inflamação, uma característica essencial tanto da doença renal crônica, quanto da obesidade, e contribui para o desenvolvimento de glomeruloesclerose e atrofia tubulointersticial.

Material e Método

Relato de caso com revisão de prontuário.

Resultados

Homem, 34 anos, previamente hipertenso e com obesidade grau 3, pesando 160kg. Apresentou-se com síndrome nefrótica com perda de função renal (admissão com creatinina sérica de 3,7 mg/dL, proteinúria de 15,2g/24h e albumina 2,2 g/dL). Investigação com FAN, anti-DNA, ANCA e sorologias negativas, assim como, hemoglobina glicada, complemento sérico, ultrassonografia de rins e fundoscopia normais. Na primeira internação, a biópsia foi adiada por dificuldades técnicas em função da obesidade. Deu continuidade ao tratamento ambulatorial com antiproteinúricos, diuréticos, antilipemiante e mudança de estilo de vida. No 6º mês, retornou com perda de peso significativa (108 kg; IMC = 34,5 kg/m2), melhora da função renal (Cr 1,6 mg/dl) e da proteinúria (2,84g/24h), além de hipotensão sintomática com necessidade de reajuste das medicações. A biópsia renal confirmou o diagnóstico de glomeruloesclerose segmentar e focal variante usual acometendo 03 de 23 glomérulos viáveis com repercussão túbulo-intersticial moderada.

Discussão e Conclusões

A obesidade induz vasodilatação arteriolar aferente, com comprometimento da autorregulação glomerular, tornando os capilares susceptíveis ao barotrauma por hipertensão sistêmica. Assim, podócitos precisam cobrir uma superfície maior, levando à proteinúria. Com relação ao caso relatado, apesar de não conhecer função renal prévia à síndrome nefrótica, o aspecto normal dos rins, ausência de anemia e fundoscopia normal afastam a possibilidade de doença crônica. Investigação para diabetes, doenças infecciosas, autoimunes e medicamentosas foram negativas. Assim, as principais hipóteses diagnósticas foram GESF por obesidade ou glomerulopatia primária. Com a mudança dos hábitos de vida, o paciente perdeu cerca de 68% de peso corporal em 6 meses, e em conjunto com a terapia medicamentosa, evoluiu com significativa melhora da função renal e redução da proteinúria, sendo o diagnóstico firmado em GESF por obesidade. Conclusões: A GESF por obesidade é uma etiologia incomum de síndrome nefrótica, porém como qualquer causa secundária, quando diagnosticada e tratada de forma efetiva, há possibilidade de reversão.

Palavras Chave

GESF, Glomeruloesclerose segmentar e focal, Obesidade, Doença Renal Crônica, DRC, Síndrome nefrótica

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Hospital Universitário Onofre Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Pedro Henrique Cavalcante Vale, Felipe Leite Guedes, Silvia Queiroz Santos Martins, Rivaldo Pereira Santos, José Bruno Almeida, Laíse Pereira Arcoverde Brito Fechine, Patrick Vanttinny Vieira Oliveira, Rinadja Melo Cunha, Gyl Eanes Barros Silva