Dados do Trabalho


Título

INTOXICAÇOES AGUDAS POR METOTREXATE E O PAPEL TERAPEUTICO DA HEMODIALISE

Introdução

Relatar pacientes que evoluíram com injúria renal aguda (IRA) secundária à intoxicação por Metotrexato (MTX) e discutir a eficácia da hemodiálise (HD) na remoção do fármaco.

Material e Método

Análise de prontuário e relatos de casos de paciente com intoxicação aguda por MTX. Revisão na literatura sobre intoxicação por MTX.

Resultados

Paciente feminina, 47 anos, peso 69,4 Kg, altura 159 cm e superfície corpórea 1,71m2, portadora de linfoma não Hodgkin. Paciente admitida 1 semana após infusão do MTX (dose: 6400mg) com queixa de oligoanúria, vômitos e soluços. Exames: Creatinina (Cr) 8,5mg/dL, Uréia (Ur) 211mg/dL, Potássio (K) 5,8mmol/L, gasometria venosa pH 7,34, bicarbonato 33,4mmol/L e nível sérico do MTX 2,353 µmol/L (tóxico > 0,10 µmol/L). Submetida a 2 sessões de HD, com melhora progressiva dos sintomas, redução do nível sérico do MTX (0,268µmol/L) e Cr 1,5 mg/dL na alta hospitalar. O outro caso se trata de paciente masculino, 8 anos, peso 20Kg, altura 128cm, superfície corpórea 0,8m2, portador de Osteosarcoma em fêmur direito. Paciente admitido após 3 dias da administração do MTX (dose: 9400mg) com confusão mental e nível sérico de MTX 103,26 µmol/L, Cr 2,90mg/dL, Ur 58mg/dL, K 4,5mmol/l, gasometria venosa pH 7,52 e bicarbonato 25,4mmol/L. Débito urinário de 3,6ml/kg/hora. Iniciou HD 72 horas após o início dos sintomas devido manutenção do rebaixamento do nível de consciência. Realizado dosagem seriada do MTX, com redução progressiva no decorrer das 9 sessões de hemodiálise (0,039µmol/L). Paciente recebe alta hospitalar com melhora dos sintomas da admissão e Cr 0,6 mg/dL.

Discussão e Conclusões

MTX em altas doses (> 500mg/m2) é usado no tratamento oncológico, sendo que IRA pode ocorrer em 2 a 12% dos pacientes. 50% do MTX é ligado a proteínas e tem grande volume de distribuição, sendo uma substância removível através da HD. Uma depuração mais eficaz foi observada com tempo de tratamento mais prolongado, maiores taxas de fluxo sanguíneo e membranas de alto fluxo. Pode ocorrer rebote pós-diálise, exigindo repetidas sessões. HD precoce pode ajudar a evitar possíveis complicações da IRA e maximizar a remoção do MTX.

Palavras Chave

Intoxicação; Metotrexate; Hemodialise

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

Hospital de Base - FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

Rafael Menezes Bayao, Fernanda Quadros Mendonça, José Luiz Domingues Junior, Ana Carolina Nakamura Tome, Rodrigo José Ramalho, Emerson Quintino Lima