Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE PACIENTES EM TRATAMENTO HEMODIALITICO EM UMA INSTITUIÇAO PRIVADA, COMPARADO AO CENSO DE 2018 DE DIALISE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins (glomerular, tubular e endócrina).

Material e Método

O presente estudo tem como objetivo apresentar o perfil de pacientes que realizam tratamento hemodialítico em uma Instituição privada de Juiz de Fora, correlacionando-os com Censo de Diálise da Sociedade Brasileira de Nefrologia referente ao ano de 2018. Foi realizado um inquérito sobre pacientes com doença renal crônica em programa de diálise ambulatorial em abril de 2019, em uma Instituição privada. No qual foi apresentado o perfil de 225 pacientes com doença renal crônica, em tratamento hemodialítico. Os pacientes incluídos na pesquisa são de ambos os sexos e maiores de 18 anos. Foram critérios de exclusão para avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), pacientes com tempo inferior à de 3 meses de tratamento hemodialítico. Todos os dados coletados foram retirados do prontuário eletrônico.

Resultados

A amostra estudada é predominantemente do sexo masculino (56,5 %). A parcela de idade que prevalece entre os participantes desta pesquisa esteve entre 18 e 64 anos (54,5 %). Analisado o estado nutricional através do IMC, pacientes eutróficos apresentam-se em maioria (43 %). Para aproximadamente 73% dos pacientes, o tratamento foi pago com recursos do SUS. Os dados analisados neste estudo confirmam o que é relatado por outros e pelo Censo de 2018. Porém, em relação ao diagnóstico da doença renal primária, as mais frequentes foram Diabetes Mellitus (26%) seguido por Hipertensão Arterial Sistêmica (25%), o que contrapõe ao último Censo, que evidencia que a Hipertensão Arterial Sistêmica é a principal patologia de base encontrada neste público (34 %).

Discussão e Conclusões

O censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia é uma iniciativa importante para o conhecimento do tratamento dialítico em nosso país. Neste contexto, o presente estudo fornece dados para o aprimoramento da assistência aos pacientes com insuficiência renal crônica em estádio terminal. Demonstrando caráter semelhante ao Censo de 2018, contrapondo apenas ao que tange à doença de base.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica, Hemodiálise, Censo.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Nefroclin - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daylane Pimentel Mouta, Raquel Reis Costa Ferreira, Paulo Sérgio Pinto, Wagner Jaernevay Silveira