Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DA ASSOCIAÇAO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA GLOBAL E ESPECIFICA E ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DE PACIENTES PEDIATRICOS COM DOENÇA RENAL CRONICA NIVEIS 3 OU SUPERIOR E A QUALIDADE DE VIDA E SAUDE MENTAL DE SEUS CUIDADORES PRIMARIOS

Introdução

A sobrevida de pacientes pediátricos acometidos pela doença renal crônica (DRC) tem demonstrado aumento regular e crescente. Junto a isso, vem a necessidade de tratamentos invasivos, alem do estresse físico e mental, impactando na qualidade de vida (QV) do paciente e de seus cuidadores primários (CP).

Material e Método

O presente estudo avaliou a QV e saúde mental (SM) de pacientes entre 8-18 anos com DRC estágios 3, 4 e 5, QV e SM de seus CP e suas associações, através dos questionários PedsQL 4.0 e PedsQL DREA, CBCL e YSR –para QV e aspectos psicossociais de crianças e adolescentes, respectivamente - e SF-36 e MINI –para QV e SM dos CP, respectivamente. Foram avaliados 80 pacientes e seus CP, divididos em 3 grupos de acordo com as características de tratamento, sendo o grupo 1 (G1)DRC 3/4, grupo 2 (G2)Hemodiálise/diálise peritoneal, e grupo 3 (G3)Transplante Renal.

Resultados

Quanto a QV geral, medida pelo PedsQL 4.0, o G2 apresentou menores índices tanto na autoavaliação quanto na de seus CP. No questionário PedsQL DREA, QV relacionada a DRC, os CP relataram índices baixos em Aspectos Emocionais, Problemas com Tratamento, Interação e Sobre a Doença Renal quando comparados àquela relatada pelos pacientes. O G3 apresentou diferenças apenas no item Aspecto Emocional, com menores índices relatados pelos pacientes em relação aos seus CP. Já o G1 obteve melhor QV quando comparado aos demais, apresentando disparidades de percepções nos aspectos Problemas com Tratamento e Sobre a Doença Renal, entre pacientes e CP, com os primeiros relatando menores índices do que seus responsáveis. Na avaliação de condutas psicossociais, medidas pelo CBCL, o G1 obteve maiores escores nos aspectos internalizantes, associados a sentimentos como ansiedade e depressão, mais presente entre adolescentes, indicando pior classificação na SM entre os grupos. Com relação aos resultados de QV e SM referente aos CP, o G3 apresentou piores índices em ambos quando comparado aos demais cuidadores dos outros grupos. Segundo o MINI, que avalia a SM dos CP, os diagnósticos que mais pontuaram nos 3 grupos foram Episodio Depressivo Maior e Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Discussão e Conclusões

Os resultados corroboram com achados de estudos internacionais, nos quais indicam baixos índices de QV nas crianças em diálises, bem como em cuidadores. O questionário SF-36 mostrou maior sensibilidade para detecção de alterações na SM dos CP, apresentando índices agravantes, apontando para a importância de abordagem multidisciplinar focada nos cuidadores.

Palavras Chave

1.Doença renal crônica; 2.Qualidade de vida; 3.Cuidador; 4.Criança; 5.Adolescente

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

FMUSP - Pediatria - São Paulo - Brasil

Autores

Renata O Abrão, Marcos A T Lopes, Guilherme J S Silva, Alexandre A Ferraro, Vera H K Koch