Dados do Trabalho


Título

RELATO DO CASO: HIPERPARATIREOIDISMO SECUNDARIO TRATADO COM PARATIREOIDECTOMIA TOTAL

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) cursa com complicações clínicas que alteram a morbimortalidade dos pacientes, como o Hiperparatireoidismo Secundário (HPTS), que é caracterizado por hiperplasia das glândulas paratireóides, altos níveis séricos do paratormônio (PTH) e doença óssea. Pode causar fraturas patológicas, deformidades ósseas e redução na sobrevida.

Material e Método

Estudo descritivo por revisão literária nas bases de dados eletrônicos e análise de prontuário, a fim de relatar o caso de HPTS.

Resultados

Feminina, 22 anos, hipertensa e portadora de DRC dialítica há 4 anos. Etilista e história familiar de DRC. Durante seguimento clínico, diagnosticado HPTS. No último ano, evoluiu com fraqueza muscular e lesões expansivas na face. A Tomografia Computadorizada de crânio identificou lesões ósseas insuflantes de aspecto misto em mandíbula e maxila. À Cintilografia de paratireoide, evidenciou -se hipercaptação nos lobos inferiores tireoidianos compatível com hiperplasia das paratireoides inferiores. Há 2 meses, após queda, verificou-se fratura de colo de fêmur direito. Internação hospitalar para realização de paratireoidectomia. Exames pré-operatórios: Cálcio sérico 10.2mg/dL, Fósforo 5.9mg/dL, ureia 114.4mg/L , creatinina 6.0mg/L, PTH 3400. Retirada de quatro glândulas paratireoides com reimplantação de fragmento no tórax. Exames pós-operatórios: Cálcio sérico 7.5 mg/dL, Fósforo 2.7 mg/dL, ureia 57 mg/L , creatinina 4.1mg/L, PTH 430

Discussão e Conclusões

Mialgia e fraqueza muscular são sintomatologias frequentes no HPTS, e a incidência de fraturas é 4,4 vezes maior que a população em geral. As deformidades ósseas estão presentes nos pacientes com doença de longa data. A retenção de fósforo, apesar de presente desde os primeiros estágios da DRC, é compensada pelo efeito fosfatúrico do PTH. Quando há redução importante da filtração glomerular, esse mecanismo não é mais suficiente, surgindo a hiperfosfatemia, como apresentado. Com a evolução, muitos casos não respondem ao tratamento clínico, sendo indicada a paratireoitectomia, sobretudo nos casos de doença óssea grave, podendo haver melhora parcial da lesão. O HPTS ainda é uma importante causa de piora da morbimortalidade em pacientes com DRC. Portanto, são necessários estudos adicionais, visando a melhor estratégia de tratamento, na tentativa de aumentar a sobrevida.

Palavras Chave

hiperparatireoidismo secundário; paratireoidectomia total; PTH

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Hospital Dos Plantadores De Cana - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rafael Gardone Guimarães, Ana Carolina Guedes Castro, Daniella Pedra Vasconcellos, Bianca Costalonga Dorigo, Amanda Pereira Da Costa, Kissila Da Silva Pereira, Alan Silva Martins, Allana De Souza Rodrigues