Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE PACIENTES EM TRATAMENTO HEMODIALITICO EM UMA INSTITUIÇAO PRIVADA, COMPARADOS COM O PRIMEIRO CENSO DO ESTADO NUTRICIONAL PARA PACIENTES EM HEMODIALISE/2010.

Introdução

Insuficiência Renal Crônica (IRC) é o quadro clínico decorrente da perda progressiva e irreversível da função renal. Doenças como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) associadas ou não a problemas cardiovasculares são causas também da IRC.

Material e Método

Foi realizado um inquérito sobre pacientes com doença renal crônica em programa de diálise ambulatorial no ano de 2012, em uma Instituição privada no município de Juiz de Fora. No qual foi apresentado o perfil de 87 pacientes com doença renal crônica, em tratamento hemodialítico. Os pacientes incluídos na pesquisa são de ambos os sexos e maiores de 18 anos. Todos os dados coletados foram retirados do prontuário eletrônico.

Resultados

A amostra estudada é predominantemente do sexo masculino (67 %), a parcela de idade que prevalece entre os participantes desta pesquisa esteve entre 21 e 60 anos (64 %). Em relação ao estado civil e raça, casados e brancos foram maioria expressiva (55 % e 46 %, respectivamente). No que tange a fonte pagadora, em torno de 88 % dos pacientes são atendidos pelo SUS. Analisado o estado nutricional através do IMC, pacientes eutróficos apresentam-se em maioria (63 %). No que se refere à doença de base, as mais frequentes foram Hipertensão Arterial Sistêmica (77 %), seguido por Diabetes Mellitus (28%). Todos os dados referidos confirmam o apresentado pelo Primeiro Censo do Estado Nutricional de pacientes em hemodiálise de 2010.

Discussão e Conclusões

O Censo do Estado Nutricional realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia compreende uma ação importante para a ciência do tratamento dialítico no Brasil, assim como, conhecimento do estado nutricional do público estudado. Nesta conjuntura, o presente estudo provê dados para o aprimoramento da assistência aos pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico, confirmando caráter semelhante ao Censo de 2010.

Palavras Chave

Insuficiência Renal Crônica, Hemodiálise, Primeiro Censo Do Estado Nutricional Para Pacientes Em Hemodiálise.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Nefroclin - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daylane Pimentel Mouta, Raquel Reis Costa Ferreira, Paulo Sérgio Pinto, Wagner Jaernevay Silveira, Karolyne Magno Martins Lima