Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO DE DADOS CLINICOS-LABORATORIAIS EM PACIENTES SEPTICOS COM INSUFICIENCIA RENAL AGUDA COM OU SEM INDICAÇAO DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

Introdução

Sepse é uma resposta inflamatória aguda com disfunção orgânica e a principal causa de insuficiência renal aguda (IRA) com a necessidade de terapia substitutiva renal (TRS).
Objetivo: comparar dados clínicos e laboratoriais entre pacientes sépticos com IRA e sem IRA

Material e Método

Este é um estudo de corte transversal no qual foi avaliado o prontuário de 73 pacientes sépticos sendo que 15 evoluíram com IRA em terapia renal substitutiva durante a internação no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein no período de 2017 (grupo TRS).
Critérios de Inclusão: indivíduos maiores de 18 anos portadores de sepse em terapia renal substitutiva na forma de hemodiálise convencional ou hemodiafiltração venovenosa contínua e os pacientes sépticos com lesão renal aguda não necessitaram terapia renal substitutiva.
Critérios de Exclusão: indivíduos menores de 18 anos, pacientes portadores de doença renal crônica estágio 5 em programa hemodiálise e pacientes que evoluíram ao óbito nas primeiras 24 horas de internação no Centro de Terapia Intensiva.
Comparamos entre os dois grupos, os dados demográficos, função renal, hemograma, glicemia, pressão arterial e índice prognóstico SAPS. Realizamos teste t de student e qui-quadrado na estatística. Utilizamos a análise de regressão logística binária.

Resultados

Observamos que a principal causa de sepse foi o foco pulmonar, seguida de infecção de corrente sanguínea, abdominal, torácica e urinário. Quinze pacientes sépticos evoluíram com IRA e necessidade de TRS. Encontramos no grupo TRS maiores níveis de glicemia, creatinina, ureia, VCM, HCM, CHCM, VPM, leucócitos sanguíneos e SAPS e menores níveis de pressão arterial diastólica e de concentração de hemoglobina. Glicemia (OR 1,032; IC 95% 1,009-1,056; p = 0,007), hemoglobina (OR 4,177; IC 95% 1,296-13,461; p = 0,01) e creatinina (OR 2,562; IC 95% 1,160-5,657; p = 0,02).

Discussão e Conclusões

O principais achados foram que os valores de creatinina, glicemia e menor concentração de hemoglobina estão associados independentemente com necessidade de TRS nos pacientes sépticos com IRA.

Palavras Chave

Sepse; Insuficiência Renal Aguda; Terapia Renal Substitutiva

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Manoela Fidelis Batista Leite, Leonardo Bonilla da Silveira, Marina Larissa Vettorello Ramires, Daniel Zu Yow Lo, Miguel Ângelo Goés