Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA MEDIA MENSAL DE GANHO DE PESO INTERDIALITICO E PERFIL DE PACIENTES HIPERVOLEMICOS EM TRATAMENTO DE HEMODIALISE EM UMA INSTITUIÇAO PRIVADA NO MUNICIPIO DE JUIZ DE FORA – MG.

Introdução

A ingesta adequada de líquidos é comumente mensurada por meio do ganho de peso interdialítico (GPID). O GPID considerado adequado não é consensual na literatura. Os guidelines Europeus recomendam que a diferença de peso entre uma diálise e outra, em percentual (%GPID), fique no máximo entre 4 a 4,5% em relação ao peso seco enquanto que o Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (K/DOQI) definiu 5% como limite.

Material e Método

Foi realizado mensuração do GPID (média mensal) de 222 pacientes com doença renal crônica em programa de diálise ambulatorial em abril de 2019, em uma Instituição privada no município de Juiz de Fora. Os pacientes incluídos na pesquisa são de ambos os sexos e maiores de 18 anos. Foram critérios de exclusão pacientes com tempo inferior à de 3 meses de tratamento hemodialítico e sem condições de pesagem. Os dados analisados foram retirados do prontuário eletrônico dos pacientes. Foi utilizado 5% em relação ao peso seco como padrão de referência máximo para GPID adequado.

Resultados

O presente estudo demonstrou que 13% apresenta média de GPID mensal acima do estipulado como máximo (5%). Esta amostra é composta preferencialmente pelo sexo masculino (61%), faixa etária de adultos (92%) e eutróficos (65%) de acordo com Índice de Massa Corpórea. A média de tempo de tratamento é de 68 meses. Além de (44%) terem como doença de base a Diabetes Mellitus Tipo 2 (DMII).

Discussão e Conclusões

Estudos têm mostrado relação entre GPID elevado e complicações como hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, e principalmente correlação com DMII.

Palavras Chave

Diabetes Mellitus, Hemodiálise, Ganho de Peso Interdilítico.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Nefroclin - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daylane Pimentel Mouta, Raquel Reis Costa Ferreira, Paulo Sérgio Pinto, Wagner Jaernevay Silveira