Dados do Trabalho


Título

LEVANTAMENTO NACIONAL SOBRE O USO DA ULTRASSONOGRAFIA ENTRE OS NEFROLOGISTAS BRASILEIROS

Introdução

A realização do exame físico de qualidade é fundamental no processo diagnóstico. Tradicionalmente, o exame físico baseia-se nas manobras de inspeção, palpação, percussão e ausculta, as quais têm sido praticadas há centenas de anos. Contudo, o exame físico tradicional não nos permite “olhar sob a pele” do paciente, o que nos induz a recorrer a técnicas de imagens, algumas das quais com utilização da radiação ionizante. Entre os métodos de imagem, a ultrassonografia (US) vem ganhando grande aceitação e utilização, particularmente, entre os médicos não radiologistas, por não utilizar radiação ionizante, permitir estudos dinâmicos, ser utilizada à beira do leito para auxiliar no processo diagnóstico e para guiar procedimentos invasivos. O presente estudo tem por objetivo identificar a utilização da US pelos próprios nefrologistas brasileiros.

Material e Método

A prática da US foi avaliada através de questionário estruturado, com perguntas dirigidas para os médicos no exercício da nefrologia. Os questionários, na forma de “Survey Monkey”, foram enviados, individualmente, por e-mail institucional da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) a todos os sócios ativos.

Resultados

Até momento, 275 nefrologistas responderam ao questionário, sendo 52% do sexo masculino e 43% na faixa etária entre 31 e 40 anos de idade. A maioria dos entrevistados praticam a nefrologia entre 11 e 20 anos, em instituições públicas e privadas (69%), as quais têm aparelhos de ultrassonografia (77%), acessíveis em 73% das mesmas. Entre os participante, 64% não tiveram treinamento em US, e com preceptores sem experiência no método (70%). O acesso venoso central (69%) e a biópsia renal (56%) constituem a maioria dos procedimentos descritos por aqueles que já utilizam a US. Outros empregos da US citados foram avaliação de rins (48%), bexiga (35%), veia cava inferior (31%), pulmões (31%) e coração (17%). Entre os entrevistados, 95% expressaram interesse em aprender sobre a US.

Discussão e Conclusões

A maioria dos nefrologistas brasileiros entrevistados não foi treinado em US, possivelmente decorrente do alto percentual de inexperiência dos seus preceptores com esta modalidade de imagem. Contudo, a quase totalidade dos que responderam ao questionário expressaram interesse em aprender a utilizar a US na prática nefrológica.

Palavras Chave

Nefrologista; ultrassonografia; biópsia renal; preceptor; imagem; exame; treinamento; acesso venoso

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

Sociedade Brasileira de Nefrologia - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Gianna Mastroianni-Kirsztajn, Ana Luisa Vieira, José M. Pazeli Jr., Elvino J. G. Barros, Marcelo Mazza Nascimento, Marcos G. Bastos