Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DO SERVIÇO SOCIAL EM UM AMBULATORIO DE PRE-DIALISE: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

O seguimento pré-dialítico é o momento em que se acentuam os sintomas e as alterações nos exames laboratoriais, conjuntamente com uma série de outras complicações. Nesta fase, a equipe multiprofissional já deve começar o preparo do paciente para o início da terapia renal substitutiva, incluindo a abordagem do profissional de Serviço Social (SS) com seu olhar holístico para situação do paciente e de seus contextos familiar, espiritual e territorial. Entretanto, são escassos os estudos sobre a participação da equipe multiprofissional no seguimento pré-dialítico. Objetivo: Problematizar sob a perspectiva teórica e prática a experiência do profissional de SS como integrante da equipe multiprofissional no ambulatório de seguimento pré-diálítico em Hospital Universitário do Estado de SP por um período de nove meses de atuação.

Material e Método

A abordagem do SS ao paciente em seguimento pré-dialítico foi realizada no mesmo dia da consulta médica e da avaliação dos demais profissionais de saúde (enfermeira, psicóloga e nutricionista) durante ambulatório realizado duas vezes por semana. A abordagem foi orientada para 4 dimensões de atuação: 1) Composição socioeconômica do paciente e do núcleo familiar; 2) Inserção ocupacional (formal e informal) e nível de escolaridade dos membros da família; 3) Suporte familiar e espiritual; e 4) Atuação socioeducativa sobre o processo da doença e construção conjunta de estratégias de enfrentamento.

Resultados

Neste período, o profissional realizou a primeira abordagem em um total de 150 pacientes. Abordagem do SS neste período possibilitou a identificação de dois momentos teóricos explicativos que justificam a atuação do assistente social: 1) A necessidade de olhar para a singularidade dos casos, dada a diversidade de nível de escolarização, de renda e de compreensão da doença e seus impactos no paciente e na dinâmica familiar; 2) A importância de um trabalho sócio educativo com paciente e com seus familiares buscando a construção conjunta de estratégias de enfrentamento da doença, da reorganização familiar para o cuidado com o paciente e do significado de uma doença crônica.

Discussão e Conclusões

Observou-se nos atendimentos, dificuldades de reorganização e suporte familiar, dado o não comprometimento dos membros da família, principalmente em caso de pacientes idosos. Além da difícil compreensão por parte dos pacientes de que a doença não tem cura, principalmente os que têm um nível de espiritualidade mais fortalecido.

Palavras Chave

Pré-diálise, Doença renal crônica, equipe multiprofissional.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Hospital das Clinicas de Botucatu - FMB - São Paulo - Brasil

Autores

Dinair Ferreira Machado, Fernanda' Maria Vernini, Dayana Bitencourt, Yasmin Fernandes, Tatiane Granatto Lopes, Daniela Ponce