Dados do Trabalho


Título

A CORRELAÇAO ENTRE O SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA E O RECEPTOR P2X7 NA NEFROPATIA DIABETICA

Introdução

Dados divulgados pela Federação Internacional de Diabetes afirmam que o número de diabéticos aumentará para 629 milhões até o ano de 2045. A hiperglicemia é responsável pelo aumento da síntese de ATP, o qual interage com o receptor P2X7 (P2X7R), resultando na abertura de poros na membrana plasmática, podendo levar a morte celular. O sistema renina-angiotensina (SRA) tem um papel importante na fisiopatologia da nefropatia diabética (ND), entretanto, não está claro o envolvimento desse sistema com o P2X7R. O estudo visa analisar o efeito do P2X7R sobre o SRA na ND em ratos.

Material e Método

Ratos Wistar uninefrectomizados, induzidos ao DM com estreptozotocina (60mg/kg, i.v.) formaram 2 grupos: controle (CTL) e DM; os grupos (CTL+siRNA) e (DM+siRNA) foram submetidos ao silenciamento do P2X7R na 6ª semana e todos os animais foram eutanasiados na 8ª semana do DM; o rim foi removido para análises do conteúdo proteico do P2X7R, renina, enzima conversora da angiotensina (ECA), ECA2 via Western blotting (WB) e atividade enzimática da renina, ECA e ECA2. Os valores foram considerados estatisticamente significantes quando p<0,05.

Resultados

O P2X7R apresentou significante redução no grupo CTL+siRNA vs. CTL e DM+siRNA vs. DM. A renina no córtex renal estava significantemente aumentada no grupo DM+siRNA vs. CTL+siRNA. A ECA estava aumentada significantemente no grupo DM+siRNA vs. CTL+siRNA e vs. DM. A ECA2 apresentou significante redução no grupo DM+siRNA vs. CTL+siRNA e vs. DM, todas pelo WB. A atividade enzimática da renina e da ECA2 não apresentou significância estatística entre os grupos; já a atividade da ECA apresentou aumento significante no DM+siRNA vs. CTL+siRNA e vs. DM.

Discussão e Conclusões

Portanto neste estudo, observamos que o silenciamento do P2X7R causou aumento da renina e da ECA, e redução da ECA2, o que poderia ser desfavorável ao rim. Estudos prévios em nosso Laboratório mostraram o aumento da expressão do P2X7R no DM; contudo, o silenciamento desse receptor resultou na melhora da ND, sendo esta correlacionada ao aumento do óxido nítrico (NO), um importante vasodilatador. Sugerimos que os efeitos benéficos do silenciamento do P2X7R estão mais relacionados com o controle do estresse oxidativo via NO, e não através da via do SRA. Contudo mais estudos precisam ser realizados para elucidar essa relação.

Palavras Chave

P2X7, Nefropatia diabética; SRA; Rim

Área

Ciências Básicas

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Moisés Nascimento, Giovana Rita Punaro, Adelson M Rodrigues, Deyse Yorgos de Lima, Camila Farias, Robson S Serralha, Margaret G Mouro, Lilian C G de Oliveira, Dulce E Casarine, Elisa M S Higa