Dados do Trabalho


Título

LESAO RENAL AGUDA E SOBREVIDA NO POS OPERATORIO DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE PULMONAR

Introdução

A lesão renal aguda (LRA) é uma das principais complicações do transplante pulmonar (TxP), ocorrendo em 39% a 65% dos pacientes, nos quais 5-13% necessitam de terapia renal substitutiva. Este trabalho buscou descrever a incidência de LRA e a sobrevida, a curto prazo, de uma coorte de pacientes submetidos a TxP no Hospital Israelita Albert Einstein.

Material e Método

Estudo de coorte com analise retrospectiva de todos os TxP realizados no referido hospital no período de 2009 a janeiro de 2019. Usamos a base de dados com analise de prontuário dos pacientes.

Resultados

Foram analisados 78 pacientes. A idade variou entre 17 a 67 anos (média 47,56 anos; DP 14.32) sendo 46 (59%) do sexo masculino. Foi observado que 23% dos pacientes (n=18) evoluíram com LRA, sendo 89% (n=16) com necessidade de hemodiálise (CVVHDF em 94% dos pacientes). Dos que iniciaram diálise, 62% (n=10) evoluíram para óbito, o que ocorreu nos primeiros 30 dias após o Tx em 60% (n=6) dos pacientes e entre 30 dias e 1 ano em 40% (n=4) dos pacientes falecidos. A mortalidade dos pacientes que não desenvolveram LRA foi de 13,3% (n=8).

Discussão e Conclusões

O estudo apresentou menor incidência de LRA em pacientes pós TxP, em comparação a literatura global. Entretanto, corroboramos a hipótese de desfecho de maior mortalidade nos que apresentaram disfunção renal. Mais estudos em centros hospitalares brasileiros são necessários para determinar os fatores associados a LRA e mortalidade nesta população.

Palavras Chave

hemodiálise transplante pulmonar lesão renal aguda

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Clara Abreu Amaral, Ana Kleyce Correia Rocha, Cassio Rafael Moreira Albino, Adriano Luiz Ammirati, Marcelino Durão Junior, Thais Nemoto Matsui, Marisa Petrucelli Doher, Oscar Fernando Pavão, Virgilio Goncalves Junior, Marcelo Costa Batista, Patricia Faria Scherer, Julio Cesar Martins Monte, José Eduardo Afonso Junior, Bento Fortunato Cardoso Santos