Dados do Trabalho
Título
AMBIENTE DE PRATICA PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE DIALISE PORTUGUESES
Introdução
A qualidade dos cuidados de enfermagem nos serviços de diálise guarda estreita relação com o ambiente favorável da prática profissional. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção de enfermeiros acerca do ambiente da prática profissional em serviços de diálise portugueses.
Material e Método
Estudo quantitativo, exploratório-descritivo, com uma amostra intencional de enfermeiros atuantes em serviços de diálise em Portugal, selecionados por informantes-chave, utilizando-se a técnica bola de neve. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e março de 2019, por meio de um questionário eletrônico com questões destinadas à caracterização dos sujeitos e o preenchimento da Work Environment Nursing Scale, versão portuguesa. Esta escala possui 31 itens, com quatro graus de resposta variando do discordo totalmente a concordo plenamente; é analisada em cinco dimensões, tendo como ponto de corte o valor 2,5; a confiabilidade do instrumento foi medida pelo alpha de Cronbach.
Resultados
Participaram do estudo 63 enfermeiros, sendo 39 (61,9%) do sexo feminino; 31 (49,2%) do estado civil solteiro e média idade de 37 anos (9,03). A maior parte (74,6%) atua em empresas multinacionais, não mantém parceria com instituições de ensino (79,4%) e 51 (81%) possuem certificação de qualidade. A maioria (57,1%) trabalha em regime “full time”; a carga horária de trabalho predominante é de 40h/semanais 31 (49,2%). A confiabilidade do instrumento obteve valor geral de alpha de 0,93. Quanto a avaliação do ambiente de prática obteve escore total médio de 2,79 (0,3). Entre as dimensões, “Fundamentos de enfermagem para a qualidade dos cuidados” (D2), “Gestão, liderança e suporte dos enfermeiros” (D3), “Adequação de recursos humanos e materiais” (D4) e “Relação entre médicos e enfermeiros” (D5) obtiveram, respectivamente, médias de 2,85 (0,35), 2,85 (0,62); 2,86 (0,32) e 2,86 (0,44). A dimensão “Participação dos enfermeiros na governança interna do hospital” (D1) foi considerada limítrofe, com 2,52 (0,48). Nessa dimensão, os itens relativos à oportunidade de ascensão na carreira apresentaram percepção menos favorável.
Discussão e Conclusões
O ambiente de prática nos serviços de diálise portugueses foi considerado favorável. Aspectos relacionados à gestão dos cuidados e relações interpessoais foram percebidos como potencializadores. Como fator limitante, os participantes indicaram a desvalorização da enfermagem no contexto institucional, sinalizando a necessidade de aprimorar a gestão de pessoas para promover a qualificação do cuidado.
Palavras Chave
Ambiente de instituições de saúde; Enfermagem; Diálise Renal.
Área
Multiprofissional: Enfermagem
Instituições
Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. - São Paulo - Brasil, Escola Superior de Enfermagem do Porto. - - Portugal, Universidade Federal do Espírito Santo. - Espírito Santo - Brasil
Autores
Andressa Garcia Nicole, Clemente Sousa Neves, Daisy Maria Rizatto Tronchin, Marta Maria Melleiro, Alexandre Souza Morais, Andréia Soprani Santos