Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO PONDERO ESTATURAL DE CRIANÇAS APOS O TRANSPLANTE RENAL, MELHOR EM CRIANÇAS MENORES?

Introdução

O transplante (tx) renal é o tratamento preferencial para crianças com Doença Renal Cônica (DRC) no estágio final, pois confere melhor desenvolvimento e crescimento comparado com a diálise(1). O crescimento linear é prejudicado em crianças com DRC devido a causas multifatoriais(2). Apesar de vários desenvolvimentos na área do tx renal pediátrico nos últimos anos, a obtenção de uma estatura adequada continua ser uma questão desafiadora para essa população(3). Dessa forma o objetivo do presente estudo é avaliar o desenvolvimento pondero estatural de crianças transplantadas renais, observando se existe diferença de acordo com a idade no momento do tx.

Material e Método

Trata-se de um levantamento retrospectivo de dados de crianças transplantadas pelo centro de transplante do Hospital Samaritano no período de 2015 a 2018. Foi realizada pesquisa em prontuário sobre peso e estatura no momento pré-transplante (Pré-tx) tempo mediano de 7 meses, no momento do tx (Tx) e 12 meses (T12) após o tx, sendo possível observar o desenvolvimento através dos Z-escores de Peso para idade (P/I) e estatura para idade (E/I) no período. Além da análise do grupo inteiro, analisamos os dados dos pacientes estratificados em grupos de acordo com a idade no momento do tx em menos de 4,8 anos (<4,8) e mais de 4,8 anos (>4,8kg). Os dados foram expressos em mediana e intervalo interquartil.

Resultados

No total obtivemos 50 pacientes com mediana de idade de 4,8 anos (3.0;9,1), sendo 26 (52%) do gênero masculino. Metade dos transplantes (n=25) foram realizados em crianças pequenas <4,8. Observamos melhora geral no perfil de crescimento e no ganho de peso entre todos os pacientes no período. Ao analisar as diferenças entre os grupos observamos uma curva de crescimento (E/I) mais inclinada no momento do tx para T12 entre o grupo <4,8 quando comparada com o grupo >4,8. As crianças <4,8 tinham uma mediana de E/I de -3,38 (-4,26;-2,27) no momento tx que melhorou para -1,79 (-2,63;-1,39) no momento T12.

Discussão e Conclusões

Similarmente aos nossos achados, Mosaad et al. encontrou que crianças mais jovens mostraram significante melhora na estatura após o tx(3). O fato de as crianças menores se beneficiarem mais com relação ao desenvolvimento pondero estatural fornece um argumento forte para o tx acelerado numa tentativa de otimizar e talvez normalizar a estatura e o peso dessa população. Conclusão: Os pacientes com <4,8 parecem ter um desenvolvimento pondero estatural melhor após o tx comparado aos pacientes >4,8.

Palavras Chave

transplante renal pediátrico, ganho de estatura

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Hospital Samaritano SP - São Paulo - Brasil

Autores

Giovana Sertori Galati Sábio, Shirlei Saiyuri Komatu Komi, Mirian de Fátima Moraes Cunha, Erica Francisco Silva, Luciana de Santis Feltran, Maria Fernanda Cravalho Camargo, Paulo Cesar Koch