Dados do Trabalho


Título

E POSSIVEL ADEQUAR EM DIALISE PERITONEAL PACIENTE ANURICO E COM SUPERFICIE CORPOREA ACIMA DE 2 M2? RELATO DE CASO

Introdução

Pacientes com grande superfície corporal (SC) e anúricos são considerados desafios na diálise peritoneal (DP) devido à dificuldade de se obter o parâmetro quantitativo da adequação dialítica. O presente relato objetivou descrever estratégias e raciocínio adotados para adequar em DP um paciente anúrico e com SC superior a 2m2.

Material e Método

Revisão de prontuário e seguimento do paciente.

Resultados

LCFC, masculino, 63 anos, 109kg, SC de 2,24m2, DM-2 há 20 anos, com doença renal do diabetes, insuficiência cardíaca (IC) isquêmica (IAM e revascularização miocárdio em 2008), fibrilação atrial crônica em anticoagulação, acompanhado desde 2009, inicialmente com TFGe: 55ml/min. Apresentou de 2012 a 2017 média de 5 internações/ano devido a descompensação de IC, com injúria renal aguda sobreposta e necessidade de diálise em duas internações em 2016, com recuperação parcial da função renal (FR) nas duas ocasiões. Em março de 2017, internado com novo quadro de descompensação da IC, refratário ao uso de diuréticos, apresentando indicação não renal de DP (Cr basal de 1,7mg/dl, ascensão até 4 mg/dl e mantida em torno de 2,5mg/dl em DP, com diurese residual de 1500ml). Não apresentou novas descompensações da IC, teve outras internações devido a pé diabético e IOS. Permaneceu adequado ao método durante esse período, em CCPD, com kt/v semanal de 3, sendo 1,96 atribuído à FRR. Evoluiu há 5 meses com perda gradativa da FRR. Em março de 2019, internado com hemorragia digestiva alta (HDA), ureia de 250mg/dl e RNI>10. À endoscopia observado gastrite enantematosa difusa, sendo interrogado HDA secundária à uremia/discrasia sanguínea. Realizado DPAV durante 72 horas, com adequado controle metabólico e volêmico. Posteriormente, foi prescrita CCPD com kt/v estimado de 0.25/dia, considerando tempo de permanência próximo de 120 minutos e portanto, relação de D/P ureia de 0.65, o volume total de dialisato (VT) necessário foi 17L ao dia, sendo prescritos 5 ciclos de 3000ml, 12 horas e last bag de 2000ml. Houve controle metabólico, volêmico e pressórico (Ur 64, Cr 5,6,). Realizado cálculo de adequação, obtido Kt/Vp de 0.26/dia (1,82 semanal).

Discussão e Conclusões

Atentar para a perda da FRR em DP é fundamental. Adequar pacientes anúricos com grandes SC em DP constitui-se desafio diário. Por meio do conhecimento da cinética da ureia, da fisiologia peritoneal e de cálculos utilizando a fórmula do kt/v, conseguimos estimar o VT de dialisato necessário para prescrever o kt/v desejado e adequar o paciente clínica e laboratorialmente.

Palavras Chave

Diálise peritoneal, adequação , superfície corpórea

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Tavares Tanno, Cassia Lopes Dantas, Carlos Eduardo Capelasso Silva, Daniela Ponce