Dados do Trabalho


Título

CERTIFICAÇAO DE ENFERMAGEM PARA ASSISTENCIA AO PACIENTE SUBMETIDO A PLASMAFERESE TERAPEUTICA NA UNIDADE DE DIALISE

Introdução

Plasmaferese é o processo de separação do sangue de seus componentes plasmáticos. Esta separação pode ser realizada através de plasmafiltros e utilização de equipamento hemodialítico específico. A prescrição é realizada pelo Nefrologista e aplicada pela enfermagem que atua em diálise. Para garantia de assistência adequada é necessário que a equipe de enfermagem possua os conhecimentos necessários para atuação segura e qualificada. Este trabalho tem o objetivo de relatar o processo de certificação da equipe técnica de enfermagem que atua em diálise para assistência na terapia de plasmaferese.

Material e Método

Em janeiro de 2019 foi iniciado o processo de certificação, inicialmente com a elaboração de instrumento de apoio, afim de orientar o processo de certificação, contendo as etapas a serem cumpridas pelo profissional a ser certificado. Este profissional recebe capacitação pelo enfermeiro Nefrologista e Técnico de Enfermagem capacitado previamente. A capacitação compreende as etapas de : estudo breve sobre plasmaferese e suas indicações, uso e programação do equipamento para a terapia, inserção do kit/filtro, conexão do paciente e início da terapia, alarmes e intercorrências, utilização de reposição com plasma fresco e albumina e finalização da terapia. Após esta etapa o enfermeiro do serviço de certificação da instituição realiza a prova de observação do profissional realizando a terapia. è necessário obter nota mínima de sete para obtenção da certificação.

Resultados

Dos 5 profissionais capacitados, três já receberam a Certificação Profissional em Plasmaferese.

Discussão e Conclusões

O processo de certificação profissional é importante ferramenta para capacitação adequada do colaborador bem como a qualidade da assistência prestada.

Palavras Chave

plasmaferese, enfermagem, nefrologia

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patricia Funari Carvalho, Juliana Soares Martins, Tayanne Moraes Souza, Alessandra Ascolesi Boldrini, Cassia Oliveira da Rosa, Belisa Marin Alves