Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS HORMONIOS TIREOIDIANOS EM CRIANÇAS COM SINDROME NEFROTICA ACOMPANHADAS EM AMBULATORIO DE NEFROLOGIA PEDIATRICA

Introdução

A proteinúria na síndrome nefrótica (SN) causa diminuição dos níveis séricos de albumina e da tiroglobulina que pode afetar diretamente a função da tireoide, juntamente a eliminação de hormônios da tireoide na forma livre, aumentando o risco de hipotireoidismo nos pacientes portadores de SN. O uso de imunossupressores juntamente com a proteinúria levam a alteração da função tiroidiana.

Material e Método

Analisamos 36 pacientes portadores de SN com exames de função tireoidiana dosados tanto nas fases descompensada e de remissão que atenderam os critérios de inclusão. Neste estudo foi analisado a dosagem sérica de albumina, colesterol total, TSH, T4L, além da proteinúria de 24 horas ou a relação de proteína e creatinina urinárias e da taxa estimada de filtração glomerular. Conforme a referência do laboratório foi considerado normal o TSH entre 0,27 - 4,2µUI/mL e T4L entre 0,93 - 1,7ng/dl. O paciente foi considerado descompensado quando apresentou edema, albumina sérica <2,5g/dl e proteinúria de 24h ≥ 50mg/kg/dia ou P/C ≥2.

Resultados

Dos 36 pacientes analisados 25 (69,4%) foram classificados como corticorresistentes, 11 (30,5%) corticossensíveis. Do total analisado 31 realizaram biopsia renal, 23 com lesão mínima, 5 GESF, 1 com GNMP e 1 com Berger. A idade média no diagnóstico inicial foi de 3,8 anos e o tempo médio de doença na análise foi de 4,3 anos na fase descompensada e de 4,1 anos na fase de remissão. Na descompensação a média dos níveis de albumina sérica, colesterol total e clearence de creatinina estimado foram de 2,0 g/dL, 473 mg/dL e 177,0ml/min, respectivamente. Na remissão a média dos níveis foram de 3,93g/dL, 205mg/dL e 143,3ml/min respectivamente. Do total da amostra 26 (72,2%) apresentaram TSH elevado na descompensação, já na remissão apenas 3 (8,3%), OR 28,6 IC 95% (7,1 – 114,6), p<0,001. Quanto aos valores de T4L na descompensação 13 (36,1%) apresentaram níveis inferiores a normalidade e na remissão apenas 2 (5,6%), OR 9,6 IC 95% (1,9 – 46,6), p<0,01.

Discussão e Conclusões

Existe relação direta entre proteinúria e os níveis de TSH e T4L que causa a hipotireoidismo secundário em algumas crianças portadoras de SN. Apesar de controverso, consideramos tratar o hipotiroidismo subclínico nos pacientes que poderiam se beneficiar da reposição hormonal.
Concluímos com este estudo que a síndrome nefrótica pode levar a um quadro de hipotireoidismo subclínico durante o período de atividade da doença.

Palavras Chave

Síndrome nefrótica, hipotireoidismo

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

EPM - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Gustavo Jorge Maftum, Marina Xavier Tenório, Débora de Oliveira Batista, Nathália de Godoy Daiha, Raisa Carolina Texeira da Silva, Flávia Vanesca Felix Leão, Maria Cristina de Andrade, Maria Aparecida de Paula Cançado