Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CONSERVADOR NA DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

O diagnóstico e encaminhamento precoces para o nefrologista são etapas essenciais no tratamento de pacientes renais por permitirem além de educação pré-diálise o início de medidas que retardem a progressão para os estágios mais avançados da doença renal crônica (DRC), assim como diminuem morbidade e mortalidade iniciais.

Material e Método

Após assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, realizada uma pesquisa com 118 pacientes,do Instituto de Doenças Renais (IDR) - São João da Boa Vista/SP entre 41 e 70 anos. Dados foram coletados através de um instrumento de caracterização sóciodemográfico, entre 2016 à 2019, além de dados de prontuários referentes à patologia de base, data de admissão e Pressão Arterial da primeira sessão de Terapia renal substitutiva (TRS), tipo de acesso vascular para TRS, além de valores de hematocrito (ht), hemoglobina (hb) e Paratormônio (PTH).

Resultados

Dos pacientes que realizavam acompanhamento e iniciaram TRS, 65% não apresentavam Fistula arteriovenosa (FAV). 34% com FAV, sendo 30% maturadas e 4% em maturação. o 1% restante iniciou dialise peritoneal. 23% não fizeram acompanhamento com nefrologista. No paciente em tratamento conservador, temos Hb <12 g/dl em 56%, Ht normal em 72% e PTH 201- 700 em 57%. Em relação ao gênero, houve maior prevalência do sexo masculino, 63%. Quanto as etiologias, Diabetes Mellitus (DM) foi mais prevalente (45%), seguida da Hipertensão arterial (HAS) 11%. Pacientes que desconheciam Nefrologistas somaram 42% dos pacientes e os que desconheciam creatinina 81%. O tempo de acompanhamento nefrológico foi de 2 a 10 meses em 36% dos pacientes.20 pacientes relataram abandono.

Discussão e Conclusões

Embora o sistema de saúde oferte acompanhamento de DM e HAS nas Unidades Basicas de Saúde, os pacientes desconhecem a doença renal, o nefrologista e o exame de creatinina. Provavelmente o fatores psicológicos, e consequentemente o abandono do tratamento conservador sejam significativos.Encaminhamentos tardios se devem a desconhecimento da DRC, dos critérios diagnósticos e dos resultados que os cuidados em estágios iniciais podem obter. Além disso , o acesso ao serviço de saúde é uma barreira importante que limita usuários e profissionais de saúde.
Percebe-se que o é eficaz o encaminhamento precoce para o acompanhamento pré-dialitico, com assistência multidisciplinar, melhorando a qualidade de vida do paciente e a qualidade na terapia renal substitutiva minimizando as morbimortalidades no início do tratamento dialítico.

Palavras Chave

Doença renal crônica, Tratamento conservador

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

IDR - INSTITUTO DE DOENÇAS RENAIS - São Paulo - Brasil

Autores

IVAN NARDOTTO FRAGA MOREIRA, JULIO NARDOTTO FRAGA MOREIRA, ANA PAULA MENDES COELHO, WAGNER SANTA CATHARINA, FABIANA OLIVEIRA THEODORO, CYRO NOGUEIRA FRAGA MOREIRA FILHO, VALERIA MARGARIDA FORNARI SBARAIA