Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO NUTRICIONAL DE PACIENTES PEDIATRICO EM TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

Introdução

A desnutrição é um achado frequente em crianças com doença renal crônica e aumenta os riscos de morbimortalidade nessa população.

Material e Método

Estudo transversal, com 23 crianças e adolescentes em terapia renal substitutiva, sendo 14 em dialise peritoneal (DP) e 9 em hemodiálise (HD). Para avaliação antropométrica foram aferidos dados de peso, estatura, circunferência do braço (CB) e dobra cutânea tricipital (DCT) e análise de bioimpedância, no caso desse último, com orientação de preparo adequado. Para avaliação do consumo alimentar foi utilizado o recordatório alimentar de 24 horas. Os parâmetros antropométricos foram classificados de acordo com as referências de Frisancho e Organização Mundial da Saúde 2006 e 2007.

Resultados

A média de idade dos pacientes foi de 10,1 anos (Desvio padrão de 4,6), sendo 69,5% do sexo masculino. Com relação a avaliação antopométrica, 74% estavam adequados segundo estatura por idade (E/I) e 52% apresentavam eutrofia segundo índice de massa corpórea (IMC) por idade (IMC/I). A CB e DCT 52% estavam entre os percentis 15 e 85. 65% dos avaliados possuem mais de 75% de água na composição de massa magra, de acordo com a avaliação fornecida pela bioimpedância; considerando uma equação específica para avaliação de água corporal total e massa magra para crianças menores de 9 anos, os valores se mantiveram similares (56%). Quanto ao consumo calórico, 54,5% dos pacientes consumiram menos do que 80% do recomendado. Dentre os pacientes que possuíam uma prescrição proteica específica, 50% teve um consumo inferior a 80% do prescrito.

Discussão e Conclusões

Pacientes em terapia renal substitutiva apresentam alterações na composição corporal e distribuição hídrica, por isso buscar opções para refinar a avaliação do estado nutricional é um grande desafio na prática diária. O baixo consumo calórico e proteico tem impacto importante na evolução nutricional desses pacientes, por isso estratégias para aumentar o consumo alimentar e a adesão às orientações devem ser prioridade no atendimento nutricional.

Palavras Chave

Avaliação nutricional, terapia renal substitutiva, nutrição em pediatria.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo - Brasil

Autores

Larissa Souza Pereira , Patricia Zamberlan Santos, Marilia Leme Antunes Ohta, Simone Corrêa, Carla Aline Fernandes Satiro, Andreia Watanabe