Dados do Trabalho


Título

REPRESENTATIVIDADE DOS ESTADOS DA FEDERAÇAO NOS ORGAOS OFICIAIS DA NEFROLOGIA BRASILEIRA EM 2019

Introdução

O Brasil é um país de dimensões continentais e grande heterogeneidade cultural, social e econômica entre as regiões. A nefrologia brasileira está representada nacionalmente através de órgãos oficiais, nas esferas acadêmica e político-associativa, com ampla credibilidade. São eles: a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e o Brazilian Journal of Nephrology (BJN). Este trabalho tem como objetivo avaliar a representatividade dos 26 Estados da Federação e o Distrito Federal na nefrologia brasileira, representada oficialmente pela SBN e pelo BJN.

Material e Método

Foi realizado um levantamento dos integrantes da SBN e do BJN em maio de 2019. Considerou-se integrante da SBN: membros da diretoria executiva nacional e dos departamentos. Os membros dos comitês e das secções regionais da SBN não foram incluídos nessa análise. Considerou-se integrante do BJN: editores associados, editor chefe, editores de seção e membros do corpo editorial. Para definição do estado da federação, foi avaliada a afiliação e atuação profissional do nefrologista através de buscas na plataforma lattes, no website da SBN e do BJN. O local do nascimento não foi considerado para fins dessa análise.

Resultados

A SBN é formada por 89 membros. Os estados brasileiros com maior representatividade na SBN são, em ordem decrescente: 1) São Paulo; 2) Minas Gerais; 3) Rio de Janeiro. A figura 1 evidencia a informação apresentada. O BJN é composto ao total por 141 membros, sendo 38 estrangeiros. Os estados brasileiros com maior representatividade no BJN são, em ordem decrescente: 1) São Paulo; 2) Paraná; 3) Minas Gerais. A figura 2 evidencia a informação apresentada. Dez estados brasileiros, representados na figura 3, não possuem representantes no BJN e na SBN. Esses estados são responsáveis por 32 milhões de brasileiros e 17.331 mil pacientes em diálise, conforme evidenciado na figura 3. No total, a SBN e o BJN são compostos por 172 nefrologistas brasileiros, sendo 149 (86,63%) das regiões Sul e Sudeste, conforme evidenciado na figura 4.

Discussão e Conclusões

Os dados apontam uma disparidade na representação dos estados brasileiros nos órgãos oficiais da nefrologia brasileira.

Palavras Chave

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA, JORNAL BRASILEIRO DE NEFROLOGIA, NEFROLOGIA BRASILEIRA, NEFROLOGIA

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

GRUPO CSB - Bahia - Brasil

Autores

JOSE A MOURA-NETO, THIAGO ROCHA AGOSTINHO, ANA FLAVIA MOURA, EDISON SOUZA