Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE SINDROME CARDIORRENAL ENTRE PACIENTES COM INSUFICIENCIA CARDIACA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE SALVADOR-BA

Introdução

A coexistência das insuficiências cardíaca (IC) e renal caracteriza a síndrome cardiorrenal (SCR), condição que amplifica a falência isolada de ambos órgãos, aumentando mortalidade. Com a instalação da síndrome, o tratamento convencional dos pacientes, não apenas fica prejudicado, como passa a ser questionado. Assim, o estudo objetiva analisar prevalência de síndrome cardiorrenal em pacientes com insuficiência cardíaca acompanhados no Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos(C-HUPES) entre os anos de 2010 a 2017 e a associação da síndrome com os fatores preditores de gravidade da IC.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, com análise aleatória de 95 prontuários de pacientes com insuficiência cardíaca do C-HUPES, Salvador – Bahia, internados ou acompanhados entre os anos de 2010 e 2017, em busca de preditores prognósticos para pacientes com IC e seus possíveis fatores interventores, tais como: fatores demográficos, exames laboratoriais, hábitos de vida, comorbidades, alterações em exame de imagem, medidas gráficas, outros exames. Os dados foram analisados por meio do OpenEpi® e foi considerado como estatisticamente significante valores de p < 0,05. Foram determinados os Odds Ratios (OR) e seus intervalos de confiança (IC) de 95%.

Resultados

A prevalência de SCR entre pacientes com IC foi de 23,4% (22/96). SCR foi associada a nível sérico de creatinina elevado (OR 8,16; 95%, IC 2,48-26,86), anemia (OR 4,49; 95%, IC 1,38-14,67) e reincidência de internações (OR 14,67; 95%, IC 3,19-67,45).Não houve associação estatisticamente significante entre SCR e redução da FeVE, cardiomegalia ou hiponatremia.

Discussão e Conclusões

A prevalência de SCR entre pacientes com IC encontrada neste estudo foi de 21,27%, um pouco abaixo da prevalência de DRC na população com IC (26-64%). A associação significante da SCR com anemia, elevação de creatinina, redução da TFGe e reinternação é bem explicada pela literatura e corrobora com dados encontrados em outros estudos, bem como a falta de associação entre a SCR, redução da FeVE, e cardiomegalia encontradas neste estudo. O mesmo não pode ser dito da redução da congestão pulmonar que mostrou ser preditora de mortalidade em outros estudos, mas não apresentou associação com SCR neste estudo. A inconsistência e ausência de algumas informações nos prontuários impediu a análise de algumas variáveis.

Palavras Chave

Insuficiência cardíaca, Síndrome cardiorrenal, Insuficiência renal

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Lara Ignez Soares, Maria Ermecilia Melo, Antonio Raimundo Almeida