Dados do Trabalho


Título

MUDANÇA COMPORTAMENTAL E MELHORA DO PADRAO MICCIONAL EM CRIANÇAS

Introdução

A Disfunção do Trato Urinário Inferior é uma alteração na capacidade de armazenamento e/ou esvaziamento da bexiga, nem sempre evidente. O diagnóstico pode passar desapercebido caso não haja uma grande suspeição. Muitas vezes só é detectada após lesões renais irreversíveis. As perdas urinárias diurnas são comuns nas crianças e a avaliação dos sintomas relacionados a disfunção miccional deve ser realizada através de uma análise detalhada. Este estudo avaliou o perfil miccional das crianças com queixa de perda urinária diurna com ou sem enurese noturna e buscou a melhora deste perfil através de mudanças comportamentais.

Material e Método

Durante consulta regular no ambulatório de Nefrologia Pediátrica, as crianças ou seus responsáveis que referiam perdas urinárias diurnas, eram selecionadas para o estudo. A anamnese e o exame físico eram dirigidos para os sintomas e solicitávamos o diário miccional, onde era avaliada a frequência urinária e o gráfico do volume urinado com avaliação das perdas. A aplicação e acompanhamento do diário miccional e as orientações de mudanças comportamentais foram realizadas pela Enfermeira em 8 visitas com intervalos regulares de 15 a 21 dias.

Resultados

Foram avaliadas 37 crianças, sendo 29 meninas, com idade média de 7,9 anos. Postergar a micção e urgência miccional estavam presentes em todos os casos. Enurese noturna foi referida em 20 pacientes. A média de pontuação encontrada na Escala de Bristol foi de 2,4. Houve melhora de todas as variáveis analisadas depois das intervenções comportamentais, como intervalo entre as micções, volume por micção e número de micção/dia.

Discussão e Conclusões

A população estudada apresentou o perfil miccional compatível com as queixas. As intervenções implementadas melhoram os sintomas aumentando a capacidade vesical e diminuindo os intervalos entre as micções melhorando a qualidade de vida dessas crianças.

Palavras Chave

Trato urinário inferior; Disfunção miccional, criança

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA JOSÉ FELIZARDO, DÉBORA OLIVEIRA BATISTA, FLAVIA VANESCA FELIX LEÃO, MARIA CRISTINA ANDRADE, MARIA APARECIDA PAULA CANÇADO