Dados do Trabalho


Título

ESTUDO PROSPECTIVO, DUPLO-CEGO E RANDOMIZADO PARA AVALIAÇAO DO IMPACTO DO USO DO CAPILAR OXIRIS® EM PACIENTES EM HEMODIAFILTRAÇAO CONTINUA: PROPOSTA INICIAL E DESCRIÇAO DE ESTUDO

Introdução

A sepse é a principal causa de internação em UTI, sendo que cerca de 50% dos pacientes com choque séptico podem desenvolver Lesão Renal Aguda (LRA). A mortalidade dos pacientes que evoluem com LRA e necessidade de terapia de substituição renal (TRS) varia entre 50-80%. O potencial benefício da diálise contínua na sobrevida de pacientes sépticos é controverso na literatura. O capilar Oxiris® além do papel de filtração, ainda possui a propriedade de adsorção de citocinas inflamatórias, o que poderia trazer benefício adicional no tratamento de pacientes em TRS e sepse/SIRS. Apresentamos aqui a proposta de um estudo clínico prospectivo, cego, randomizado avaliando o impacto clínico do uso do capilar Oxiris comparado ao M100 em pacientes em hemodiafiltração (CVVHDF) continua por SIRS/sepse.

Material e Método

Trata-se de um estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado, de avaliação do impacto do uso do capilar Oxiris® comparado ao M100 em pacientes submetidos a CVVHDF. Randomização 1:1, com perspectiva de inclusão de 120 pacientes em cada braço. Serão padronizados o método dialítico indicado (CVVHDF com reposição pós-capilar), dose de diálise (30ml/kg/h) anticoagulação loco-regional com citrato e fração de filtração <20%. Avaliaremos informações clínicas, comorbidades, SOFA, exames laboratoriais, uso de droga vasoativa e relação PO2/FiO2 dos pacientes do D0, D1 e D3 de início do método dialítico. Como desfechos primários analisaremos a mortalidade, recuperação de função renal e alta hospitalar em 28 dias. Como desfechos secundários, redução de PCR/pro-calcitonina, dose de droga vasoativa, SOFA, relação PO2/FiO2, tempo em terapia contínua, tempo total em diálise contínua e uso de droga vasoativa, além do tempo de patência do filtro. Serão considerados valores estatisticamente significativos quando p<0,05.

Resultados

Até o momento, incluído o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que iniciou o recrutamento dos pacientes recentemente, ainda sem análises de desfechos. Possibilidade de estudo multicêntrico.

Discussão e Conclusões

O mecanismo adicional de adsorção do capilar Oxiris® poderia ser contribuinte adicional para o tratamento desses pacientes, modificando o desfecho dos mesmos graças à depuração de moléculas inflamatórias. Não há estudos que avaliem o impacto clínico do uso do capilar Oxiris em relação a capilares de alto fluxo/eficiência utilizados em pacientes em CVVHDF, o que faz imperativa a realização de estudos que avaliem tais desfechos.

Palavras Chave

Lesão Renal Aguda, Hemodiálise Contínua, Sepse, Mortalidade, Nefrologia Intensiva

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo - Brasil

Autores

Sara Mohrbacher, Victor Augusto Hamamoto Sato, Precil Diego Miranda Menezes Neves, Erico Souza Oliveira, Leonardo Victor Barbosa Pereira, Alessandra Martins Bales, Alcino Pires Gama, Bernadete Maria Coelho Ferreira, Pedro Renato Chocair, Américo Lourenço Cuvello-Neto