Dados do Trabalho


Título

USO DE ALTEPLASE EM CATETERES DE LONGA PERMANENCIA CAUSA HIPERFOSFATEMIA EM CRIANÇAS EM HEMODIALISE

Introdução

O uso de alteplase para desobstrução de cateter de longa permanência em crianças em hemodialise é muito frequente e fundamental para manter a perviedade e a adequação da hemodiálise. A hiperfosfatemia nesta população deve ser diagnosticada e tratada evitando a doença mineral óssea que cursa com deformidades e fraturas principalmente na população pediátrica. O objetivo deste estudo foi Investigar se o uso de Alteplase na permeabilização de cateteres com conector, influencia os niveis de fósforo (P) sérico em crianças em Hemodiálise e também analisar a influência do local e tempo da coleta.

Material e Método

Estudamos 40 crianças em Hemodiálise, em uso de Alteplase para evitar obstrução do cateter de longa permanência. Analisamos 6 amostras de sangue (colhidas em microtubo, volume 0,4 ml ), obtidas na sequência: 1. da veia periférica antes da sessão de HD; 2 após aspiração do volume do lumen do cateter preservando o conector ; 3 após a retirada do conector ; 4. Coleta pré filtro ao iniciar a HD; 5: após 3 minutos do inicio da HD; 6. após 5 minutos do inicio da Hemodiálise. O grau de concordância do P periférico (amostra 1) com as demais amostras foi analisado pelo método Bland Altman Plot.


Resultados

A idade das crianças variou de 7 meses a 16 anos, 82,5% do sexo masculino. Em relação à amostra 1, a diferença da amostra 2 foi de:-12,32 (CI -15,75 a -8,89); amostra 3: -2,93 (CI -4,12 a -1,73); amostra 4: 0,16 (CI -0,12 a 0,44), amostra 5 :1,04 (CI 0,61 a 1,48); amostra 6: 1,33 (CI 0,89 a 1,77). Os resultados mostraram melhor concordância entre o P no sangue periférico(1) e a amostra pré filtro (4).

Discussão e Conclusões

A Alteplase possui ácido fosfórico na sua composição, e o uso em cateteres pode falsear a fosfatemia dos pacientes, dependendo do local da coleta da amostra. Em pacientes com cateter de longa permanência em uso de alteplase, é melhor analisar o P sérico após a retirada do conector, aspiração do volume do lumen e coleta pré filtro no inicio da Hemodiálise, evitando falso diagnóstico de hiperfosfatemia e tratamentos desnecessários.

Palavras Chave

cateter de longa permanência, hemodiálise, hiperfosfatemia

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

Hospital Américas samaritano - São Paulo - Brasil

Autores

Simone Vieira, Maria Fernanda Carvalho Camargo, Vanda Jorgetti, Cristina Lucia Henriques, Camila Penteado Genzani, Eliane Takabatake, Paulo Cesar Koch Nogueira