Dados do Trabalho


Título

HIPERFOSFATEMIA COMO PREDITOR PARA INFECÇAO EM PACIENTES SUBMETIDOS A TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE SALVADOR – BAHIA - BRASIL

Introdução

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela diminuição da função renal. Trata-se de uma patologia com distribuição mundial e alta morbimortalidade, principalmente relacionada a eventos cardiovasculares e infecciosos. Esse estudo descritivo analítico transversal teve como um dos objetivos descrever a associação entre os níveis séricos elevados de fósforo nos pacientes em terapia renal substitutiva do Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos( C-HUPES) e o risco aumentado de infecções.

Material e Método

Trata-se de um estudo analítico retrospectivo, no qual foram utilizados dados secundários provenientes dos prontuários que fizeram tratamento dialítico (Diálise peritoneal ou Hemodiálise) durante os anos de 2015 – 2017, no C-HUPES. Os dados foram armazenados em planilhas do Microsoft Excel® e as análises estatísticas realizada no programa IBM SPSS Statistics Base 22.0. O estudo recebeu parecer de aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa.

Resultados

Foram avaliados um total de 295 prontuários. Não foi observado diferenças estaticamente significantes (p>0,4774) quanto ao número de casos de infecção entre os grupos de hemodiálise e diálise peritoneal. A média de idade dos pacientes foi de 48,57 ± 16,04, com 54,22% foi feminino, tendo a hipertensão arterial sistêmica como principal causa de DRC (28,9%). Das culturas realizadas, 166 foi positivas, tendo a Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus sp e Pseudomonas aeruginosa os agentes mais frequentes. Quanto a incidência de infecção em pacientes apresentando hiperfosfatemia, encontrou-se uma associação positiva entre os níveis de fósforo e infecção, através de regressão logística bimodal. Assim, a probabilidade estimada de infecção associada a ocorrência de hiperfosfatemia em pacientes submetidos a TRS é 2,7x maior do que naqueles pacientes que foram submetidos a TRS e não apresentaram hiperfosfatemia.

Discussão e Conclusões

Infecção é a segunda maior causa de morte em pacientes dialíticos, a sua incidência nesse grupo de pacientes ainda é pouco estudada. Os pacientes em tratamento dialítico têm até 50 vezes mais chances de mortalidade por infecção do que a população em geral. Neste estudo observamos elevada incidência de microrganismos gram-negativos, quando comparado a resultados de outros estudos. Com relação ao risco de infecção nos pacientes com hiperfosfatemia, esse estudo, mostrou uma associação entre os níveis séricos elevados de fosforo e maior incidência de infecção, resultado semelhante ao encontrado em um coorte realizado nos Estados Unidos

Palavras Chave

Doença Renal Crônica, Diálise Renal, Hiperfosfatemia, Infecção.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Heitor Pascoal Veloso, Lucas Santos Andrade, Lucas Dupuy Lume, Maria Ermecilia Melo