Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA DURANTE A HEMODIÁLISE

Introdução

A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada por uma lesão renal que causa destruição dos néfrons levando a uma perda em progressão das funções renais, sendo uma perda irreversível, onde tem uma dificuldade de remover os resíduos e o excesso de água no organismo, pelo fato dos rins não apresentarem mais sua funcionalidade .

Material e Método

Foi realizado um estudo descritivo e analítico do tipo intervencionais, buscando a melhoria das condições de saúde da população em estudo, no período de abril e maio de 2019. O estudo foi realizado com uma amostra de adultos, onde foi selecionado 64 pacientes. A pesquisa foi realizada na Clínica Senhor do Bonfim, localizada na Cidade de Feira de Santana - BA. Para seleção dos pacientes, foram adotados os seguintes critérios de inclusão: ter diagnóstico clinico de insuficiência renal crônico, ser cadastrado no programa de hemodiálise e realizar o tratamento três vezes na semana. Na coleta de dados foi utilizado um questionário para avaliar a qualidade de vida dos pacientes, sendo aplicado esse questionário pré e pós-intervenção, também foi construído uma ficha de avaliação fisioterapêutica, onde teve como objetivo avaliar o grau de força muscular pré e pós-intervenção , depois foi traçado um protocolo de tratamento com exercícios cinesioterapêuticos.

Resultados

Foram entrevistados 64 pacientes, onde foram excluídos 40 pacientes, devido às algumas alterações no problema de saúde, com isso restaram 24 pacientes, os que atenderam os critérios de inclusão, com a média de idade de 61±9,5. Sendo 19 do sexo masculino e 11 do sexo feminino.

Discussão e Conclusões

A fisioterapia promove melhora na capacidade física e funcional assim como a eficiência no momento da hemodiálise trazendo benefícios na melhora da qualidade de vida e demostrando a necessidade da intervenção fisioterapêutica nesses indivíduos que realizam a hemodiálise. O exercício fisioterapêuticos promove o aumento do fluxo sanguíneo melhorando o índice de depuração de ureia na hemodiálise e aumento na força e resistência muscular de membros inferiores. Este estudo e uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é abordar os benefícios da fisioterapia durante a hemodiálise. De acordo com as evoluções dos atendimentos fisioterapêuticos e possível verificar que esses pacientes tiveram uma melhora significativa. O Trabalho encontra- se em fase de conclusão da analise dos dados colhidos durante as aplicações das técnicas.

Palavras Chave

Resumo; Abordagem Fisioterapêutica; Insuficiência Renal Crônica; Hemodiálise; Fisioterapia.
Abordagem Fisioterapêutica , Insuficiência renal cronica , Hemodialise , Fisioterapia

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

ESTÁCIO FEIRA DE SANTANA - Bahia - Brasil

Autores

PATRICIA DOS SANTOS LOPES, TAINARA DOS SANTOS LIMA