Dados do Trabalho
Título
Hemodiálise Domiciliar: Experiência de 1 ano no Rio de Janeiro
Introdução
A Hemodiálise Domiciliar é um serviço de excelência, onde o procedimento é realizado na residência do paciente, visando dar continuidade a terapia após a alta hospitalar (desospitalização). Permite ao paciente ter mais qualidade de vida, especialmente para aqueles com dificuldades de locomoção ou que se encontravam internados apenas para realização da hemodiálise. O objetivo deste trabalho é descrever a metodologia e a evolução da terapia no período de um ano na cidade do RJ, demonstrando a segurança para o paciente nesta modalidade.
Material e Método
Elegibilidade da residência (equipe técnica e enfermagem), elegibilidade clinica do paciente e assinatura da carta de consentimento (médico). Entrega de máquinas (Fresenius 4008 V10), equipamentos na residência (OR) e insumos. O tratamento é realizado por enfermeiro especialista em nefrologia, visitas médicas quinzenais e visitas da supervisão de enfermagem mensal. Primeira sessão de Hemodiálise Domiciliar com a presença do nefrologista, enfermeiro e enfermeiro supervisor. Coleta de exames e gerenciamento dos resíduos conforme legislação vigente. Coleta de resíduos realizada por empresa de coleta de resíduos hospitalares. Manutenção preventiva dos equipamentos e coleta de água para análise bacteriológica e físico-química atendendo a legislação.
Resultados
Foram realizados no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018 o total de 6207 procedimentos em 49 pacientes, sendo 53% dos pacientes em esquema HD 3x/semana, 6% em esquema 4x/semana e 41% em esquema 6x/semana. .
43% dos pacientes tinham como acesso vascular Fístula Arterio Venosa e 57% Cateter Permanente.
As causas de saída do programa foram: 32% óbito (sendo 31,25% por Septicemia não especificada, 12,5% por Doenças cerebrovasculares, 18,75% por Insuficiência Cardíaca, 6,25% por Doença Aterosclerótica do coração, 12,5% por Septicemia por Staphylococcus Aureus e 18,75% por causa não especificada) e 2% teve alta da terapia.
Discussão e Conclusões
Em 6207 procedimentos realizados na residência do paciente, não houve Parada Cárdio Respiratória/óbito durante o procedimento e nenhum caso de infecção de cateter e intercorrência grave. A Hemodiálise Domiciliar é uma modalidade diferenciada e viável quando as condições de segurança e as indicações são respeitadas. A presença do paciente em seu ambiente residencial, parece contribuir para o êxito do programa bem como redução da susceptibilidade à infecções. A assistência individualizada e humanizada são fatores fundamentais para o sucesso da terapia.
Palavras Chave
Hemodiálise Domiciliar
Área
Multiprofissional: Enfermagem
Instituições
Fresenius Medical Care - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Regina Alves Santos, Carolina Ramos Rodrigues