Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOCIODEMOGRAFICO, CLINICO E LABORATORIAL DE INDIVIDUOS SUBMETIDOS A TERAPIA DIALITICA

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública mundial, devido à elevada morbimortalidade. É descrita como lesão estrutural ou funcional, com redução ou não da taxa de filtração glomerular, por um período de três meses ou mais. Os fatores socioeconômicos e clínicos influenciam na progressão da doença e adesão à terapia dialítica. Nesse sentido, torna-se fundamental conhecer o contexto de vida desses indivíduos a fim de instrumentalizar os profissionais de saúde para uma assistência individualizada e personalizada. Desse modo, este estudo buscou caracterizar os indivíduos com DRC em tratamento dialítico, quanto aos aspectos sociodemográficos, clínicos e laboratoriais.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 42 indivíduos em terapia dialítica em um serviço público no Recife, Pernambuco, no período de maio a agosto de 2016. Os dados foram coletados mediante entrevista e consulta aos prontuários e, em seguida, analisados e descritos por meio de estatística descritiva e inferencial.

Resultados

Dos 42 indivíduos com DRC, 61,9 % eram mulheres, com idade entre 23 e 60 anos ou mais e 54,8% casados. Dentre as terapias dialíticas, 71,4% faziam hemodiálise. A hipertensão arterial sistêmica foi a doença de base predominante em 31 % dos entrevistados. A maioria dos exames laboratoriais encontrava-se fora dos padrões de normalidade, contudo, observou-se redução da média entre a 1ª e a 3ª avaliação, sendo significativa apenas no potássio.

Discussão e Conclusões

A faixa etária, idade e doença de base se assemelham aos resultados de outros estudos realizados em clínicas de diálise em território nacional. Destaca-se a necessidade do melhor controle dos marcadores bioquímicos visto a sua associação com o maior risco de mortalidade nessa população. Desse modo, conclui-se que conhecer o perfil de indivíduos com DRC em terapia dialítica poderá auxiliar no melhor manejo clínico por meio de uma abordagem individualizada e interdisciplinar.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica; Diálise; Perfil de Saúde; Assistência ao paciente.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Anna Karla Oliveira Tito Borba, Jéssica Naylla Melo Bezerra, Marcelo Francisco Ó, Givaneide Oliveira Andrade Luz, Joaquim Oliveira Borba Júnior