Dados do Trabalho


Título

HEMODIAFILTRAÇAO DIARIA: RELATO DE SEGUIMENTO DE 2 ANOS DE UMA CRIANÇA COM DOENÇA RENAL CRONICA (DRC) DIALITICA DE BAIXO PESO

Introdução

A hemodiafiltração (HDF) aumenta o transporte convectivo e a eliminação de moléculas pequenas e médias, principalmente a B2 microglobulina, proporcionando melhora clinica e laboratorial além de uma maior estabilidade hemodinâmica. Há evidências de aumento da sobrevida da HDF quando comparada a Hemodialise convencional (HDC)

Material e Método

Descrevemos um menino de 3 anos previamente hígido, que após quadro de pneumonia evoluiu com choque séptico, anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia e Injuria renal aguda,(Biopsia renal NTA e nefrite túbulo intersticial com IF negativa) sendo submetido a CRRT (15 d) na UTI, e Hemodialise convencional (HDC) evoluiu para Doença Renal Crônica. Fazia uso de anlodipino, hidralazina e prazosina , com hipertrofia concêntrica ventricular esquerda no ecocardiograma. Realizou 28 sessões de HD Convencional foi incluso no programa de Hemodiafiltração (HDF) com inicio em 05/2017 em nosso serviço. Na época com 10 kgs, anurico, realizava sessões de HDF 3 hs / 6 x por semana.

Resultados

Foram analisados os benefícios quanto ao uso de anti-hipertensivo e houve uma redução significativa após 3 meses de terapia, atualmente normotenso sem medicação, com melhora ecocardiográfica ( ECO atual sem hipertrofia) apresentou um ganho estatural de 1 cm/ mês, no primeiro ano de HDF e manteve a velocidade de crescimento no segundo ano da terapia, apesar de não ter função residual quando iniciou em HDF. Foi suspenso sorcal e Renagel no primeiro ano , com aumento do apetite, atualmente faz uso de 1 cp de renagel no almoço e jantar, mantendo os niveis de PTH <300. Permaneceu com níveis estáveis de hemoglobina sem necessidade de transfusão (ultima 07/2017). Em relação aos marcadores inflamatórios não houve diferença significativa neste paciente, no inicio e 2 anos após o inicio da HDF, os níveis de B2 microglobulina, leptina, interleucina e procalcitonina, permaneceram estáveis, apesar de episódios de infecção de repetição vinculado a uma imunodeficiência em investigação.

Discussão e Conclusões

A Hemodiafiltração neste caso mostrou ser benéfica propiciando estabilidade hemodinâmica, adequado ganho estatural, controle do potássio e da doença mineral óssea, manutenção dos níveis de Hemoglobina e controle da hipertensão, além da melhora do apetite. Trabalhos na população pediátrica com maior número de pacientes são necessários para avaliar o beneficio desta terapia em pacientes de baixo peso a longo prazo.

Palavras Chave

Hemodiafiltração, baixo peso

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

Hospital Américas Samaritano - São Paulo - Brasil

Autores

Simone Vieira, Shirlei Saiyuri Komatu Komi, Karina Melo Macedo, Pollyanna Santos Pacheco, Mariana Janiques Barcia magalhães Fonseca, Maria Fernanda Carvalho Camargo