Dados do Trabalho


Título

ACIDOSE TUBULAR RENAL SECUNDARIA AO USO DE TOPIRAMATO EM CRIANÇA DE 3 ANOS DE IDADE: UM RELATO DE CASO

Introdução

O Topiramato é um fármaco anticonvulsivante, usado no tratamento da síndrome epiléptica. As principais ações adversas estudadas estão relacionadas com alterações do sistema nervoso central, gastrointestinais, oftalmológicas e, recentemente, a medicação foi associada a alterações da função tubular.

Material e Método

Descrição de caso após analise de prontuário.

Resultados

Pré-escolar, de 3 anos e 10 meses, masculino com diagnostico de Síndrome de West aos 5 meses.
Aos 3 anos e 6 meses foi associado o Topiramato aos medicamentos previamente utilizados para controle da síndrome epiléptica (Valproato de sódio, Vigabatrina e Clobazam), além da dieta cetogênica. Para introdução da dieta, observado aos exames gasometria venosa pH 7,29; pCO2 41,6mmHg; HCO3 19,9mmHg, HCO3 19 mmol/L.
O paciente fazia acompanhamento com a nefrologia pediátrica devido a infecções urinarias de repetição e hipercalciuria.
Achados laboratoriais evidenciaram acidose metabólica, sendo iniciada investigação. Nesse período paciente sem náuseas, vômitos, quadros diarreicos, ou recorrência das infecções urinarias.
Frente a acidose metabólica de AG sérico normal, associado ao pH urinário elevado conclui-se que a causa provável da acidose metabólica foi de origem renal. Desta forma, concluído o diagnostico de acidose tubular renal secundário ao uso do topiramato.
Após o diagnóstico, gradualmente diminuiu a dose até a retirada completado do Topiramato, substituído por outro anticonvulsivante. Realizado reposição de bicarbonato via oral, com controle da acidose.
Paciente fez uso do bicarbonato de sódio para correção da acidose metabólica, retirada a medicação dois meses após retirada do Topiramato.

Discussão e Conclusões

O Topiramato é uma droga para o tratamento de crises epilépticas, e para tratamento da enxaqueca. Em relação aos efeitos colaterais pode apresentar alterações renais, dentre elas a acidose tubular renal.
A enzima anidrase carbônica é responsável no túbulo proximal para excretar o H+ e reabsorver o HCO3- (bicarbonato de sódio). O Topiramato é um inibidor da anidrase carbônica, principalmente do tipo AC-II, induzindo a acidose metabólica de AG normal.
No presente relato de caso a acidose tubular renal foi de provável etiologia distal. A terapêutica consiste na retirada do topiramato e tratamento da acidose metabólica com reposição de bicarbonato ou citrato de potássio para reestabelecer o nível de HCO3-.
O uso do topiramato deve ser permanentemente vigiado após a sua prescrição devido aos efeitos adversos.

Palavras Chave

Topiramato, acidose metabólica, criança, acidose tubular renal

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

Faculdade de Medicina Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Deborah Roberta Dantas, Soraya Mayumi Zamoner, Henrique Mochida Takase, Marcia Camegaçava Riyuzo