Dados do Trabalho


Título

PAPEL DO CLORIDRATO DE SEVELAMER NO TRATAMENTO DA HIPERFOSFATEMIA NA POPULAÇAO PEDIATRICA COM DOENÇA RENAL CRONICA EM HEMODIALISE

Introdução

Nas crianças com Doença renal Crônica, os distúrbios relacionados a Doença Mineral óssea costumam ser severos, comprometendo o crescimento, aumentando as deformidades, favorecendo fraturas, com decorrente queda na qualidade de vida.
Dessa forma o controle dos níveis de fósforo(P) sérico é fundamental, o que se faz com restrição do P na dieta, uso de quelantes e diálise efetiva. . O Objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia e segurança do cloridrato de sevelamer no tratamento de hiperfosfatemia na faixa etária pediátrica, em pacientes em hemodiálise.

Material e Método

Estudo prospectivo observacional realizado de setembro de 2015 a dezembro de 2017. 110 pacientes em hemodiálise, 20 estavam com fósforo acima do normal para a faixa etária apesar da terapia dialítica e orientação dietética, o estudo foi dividido em 2 períodos: “washout” (sem medicamento), e dose fixa e titulação de dose. 3 pacientes estavam em uso de sevelamer e passaram pela fase de washout que a medicação foi suspensa, e descontinuaram o quelante por 2 semanas, 1 delas não apresentou hiperfosfatemia e foi ilegivel para o estudo, os demais passaram para a fase seguinte de dose fixa. A dose necessária variou de 400 mg de sevelamer a 4800 mg/ dia. Feita avaliação mensal de cálcio, fósforo, trimestral de Fosfatase alcalina, paratormônio, 25 (OH) vitamina D e gasometria venosa , Rx de ossos (crânio, mãos, bacia), Usom de carótidas, angiotomografia de coronária.

Resultados

19/110 (17,2 %) preencheram o critério de inclusão, e após a assinatura do termo de consentimento do responsável, iniciaram o estudo. 10 pacientes ficaram em seguimento até o final e 9 sairam antes do término do estudo devido transplante renal (2 meses a 17 meses). 2 pacientes com calcificação coronária, tinham uso prévio de carbonato de cálcio como quelante de fósforo, nenhum apresentou alteração em carótida, todos apresentavam alguma alteração óssea (rarefação óssea até deformidades e fraturas). Dos 19 pacientes que receberam sevelamer, todos normalizaram os níveis de fósforo. Não sendo relatado nenhum efeito colateral da medicação.

Discussão e Conclusões

O cloridrato de sevelamer , neste estudo, se mostrou eficaz e seguro no controle da hiperfosfatemia em pacientes pediátricos em hemodiálise, e deveria ser considerada em casos de crianças com hiperfosfatemia em hemodiálise sem o risco de calcificação, como os quelantes a base de cálcio.

Palavras Chave

Hiperfosfatemia, quelante de fósforo

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

Hospital Américas Samaritano - São Paulo - Brasil

Autores

Simone Vieira, Maria Fernanda Carvalho Camargo, Cristina Lucia Henriques, Shirlei Saiyuri Komatu Komi, Ana Carolina Almenara P Lucas Santos, Ilka Packer Gonçalves, Vanda Jorgetti