Dados do Trabalho


Título

INSERÇÃO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM UM AMBULATÓRIO DE NEFROLOGIA COM ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA BAHIA

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) pode evoluir para terapia renal substitutiva. Controlar as doenças de base é imprescindível para retardar a progressão da DRC e o uso adequado de medicamentos está relacionado com resultados positivos. Nesse contexto, o profissional farmacêutico pode contribuir na identificação de problemas que interfiram na adesão e propor estratégias para alcançar as metas terapêuticas. O objetivos deste trabalho é descrever a estruturação da assistência farmacêutica em um ambulatório com atendimento multidisciplinar ao paciente portador de DRC.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência sobre a inserção do profissional farmacêutico em um ambulatório multidisciplinar em um Hospital Universitário de Salvador-Bahia.

Resultados

A equipe é composta de 02 médicas, 02 farmacêuticas e 01 nutricionista que atendem uma média de 14 pacientes/dia. A inserção das farmacêuticas na equipe ocorreu em agosto/18, com o objetivo de trabalhar adesão terapêutica em pacientes com DRC nos estágios 4 e 5 não dialítico. O atendimento é realizado uma vez na semana e os pacientes são encaminhados para a consulta farmacêutica após consulta médica. Durante o atendimento, são coletadas informações relacionadas à experiência dos pacientes com os medicamentos: quais e como utilizam, onde os adquirem e armazenam em casa, qual a indicação e importância para o tratamento. Questões relacionadas ao esquecimento, descuido no horário de administrar e aquisição dos medicamentos são relevantes para avaliar o nível de adesão. A entrevista do paciente e o teste de Morisky e Green são ferramentas utilizadas para avaliar os fatores que interfiram no processo de adesão. O paciente classificado com baixa adesão recebe o acompanhamento farmacoterapêutico e, então, estratégias são traçadas para promover a adesão à terapia. Se necessário, discussões e modificações terapêuticas podem ocorrer, a fim de alcançar melhores resultados. Essa prática é sistematizada e documentada no prontuário eletrônico.

Discussão e Conclusões

A literatura já traz resultados farmacoterapêuticos positivos com a inserção da atenção farmacêutica no processo de cuidado do paciente e nesse sentido a implantação do atendimento farmacêutico no ambulatório de nefrologia pode resultar em ganhos em saúde. O presente relato mostra o desafio que é trabalhar a adesão terapêutica em pacientes com DRC e que a inserção do farmacêutico na equipe multidisciplinar é fundamental para que os objetivos terapêuticos sejam alcançados.

Palavras Chave

Atenção farmacêutica, Doença Renal Crônica, Atendimento Multidisciplinar, Nefrologia

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGAR SANTOS - Bahia - Brasil

Autores

Bartyra Lima de Almeida Leite, Alline Mikaele Nunes Wildemberg Brauer, Lianna Gabriella Gonçalves Dantas