Dados do Trabalho


Título

NEFRITE INTERSTICIAL CRONICA POR MEDICAMENTOS EM PACIENTE COM VASCULITE PAUCI-IMUNE: RELATO DE CASO

Introdução

As glomerulonefrites associadas ao ANCA constituem uma das formas mais comuns de glomerulonefrite rapidamente progressiva, caracterizadas morfologicamente por um padrão pauci-imune e formação de crescentes.

Material e Método

Relatar um caso de vasculite associada ao ANCA concomitante a uma nefrite intersticial medicamentosa, com componentes de cronicidade.

Resultados

Paciente feminina, 63 anos, natural de Fortaleza – CE e procedente de Santa Cruz do Sul – RS, apresentou quadro progressivo e insidioso de paresia de MMII, sem dor associada, além de avolia, anedonia, hiporexia e sensação de desequilíbrio, 10 dias após início de Lansoprazol para tratamento de DRGE prévio. Procurou assistência médica homeopata, sendo prescrito mais de 15 medicações homeopáticas, fitoterápicas e ortomoleculares, além de exames laboratoriais, que revelaram ureia de 77mg/dL, creatinina de 3,65mg/dL e K+ de 5,7mg/dL. Procurou serviço de nefrologia privado, sendo prescritos prednisona 60mg/dia, carbonato de cálcio e vitamina D. Evoluiu com intensificação da fraqueza de MMII e do quadro de avolia e anedonia, procurando assistência médica no Hospital Geral de Fortaleza, onde foi internada para investigação. À admissão apresentava-se hipocorada (2+/4), com sopro sistólico (2+/6) e PA de 150/80 mmHg. Sumário de urina identificou proteinúria e hematúria (12/c), sem dismorfismo eritrocitário. Exames laboratoriais não evidenciariam alteração de eletrólitos ou gasometria. FAN reagente 1:160 com padrão nuclear pontilhado fino denso com placa metafásica reagente, p-ANCA reagente 1:40. Ao US, apresentou aumento da ecogenicidade, sugestivo de nefropatia parenquimatosa. Biópsia renal revelou glomerulonefrite crescêntica, nefrite intersticial crônica e fibrose intersticial leve. Evoluiu com melhora da função renal, sendo indicada pulsoterapia. Recebeu alta após 17 dias de internação, com creatinina de 1,4.

Discussão e Conclusões

Um acometimento renal parenquimatoso, como a nefrite intersticial medicamentosa, pode agravar a atividade e cronicidade de um quadro de glomerulonefrite associada ao ANCA, servindo como fator importante de confusão no diagnóstico clínico. A biopsia renal apresenta-se como um recurso útil para a diferenciação desses acometimentos, o qual possibilita verificar concomitantemente a lesão glomerular e intersticial e avaliar o grau de cronicidade do acometimento renal.

Palavras Chave

ANCA, Nefrite Intersticial Crônica

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Sávio de Oliveira Brilhante, Matheus de Sá Roriz Parente, Matheus Marques Martins Alexandre, Alvaro Rolim Guimaraes, Pedro Eduardo Andrade de Carvalho Gomes, Daniel Ribeiro de Sousa, Rafael Siqueira Athayde Lima, Dionizia Lorrana de Sousa Damasceno, Geraldo Bezerra Silva Júnior, Elizabeth De Francesco Daher