Dados do Trabalho


Título

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D E MORTALIDADE EM HEMODIALISE: ANALISE RETROSPECTIVA DE UM CENTRO DE DIALISE

Introdução

A deficiência de vitamina D, tanto na forma inativa como na forma biologicamente ativa, está presente mesmo em estágios iniciais da doença renal crônica. Os principais efeitos da vitamina D estão relacionados ao sistema musculoesquelético, embora estudos também mostrem possível efeito sobre células do sistema cardiovascular e do sistema imunológicos envolvidas na gênese da placa aterosclerótica.
Estudo com objetivos de avaliar a incidência de deficiência de vitamina D em sua forma inativa (colecalciferol) em uma unidade de diálise, e sua associação com mortalidade cardiovascular.

Material e Método

Coorte retrospectiva em pacientes com doença renal crônica estágio V em hemodiálise em serviço de diálise de Campinas, São Paulo, no ano de 2018 e análise dos níveis de colecalciferol e de mortalidade cardiovascular apresentados durante esse ano.

Resultados

Foram incluídos 240 pacientes com mortalidade geral de 17,1%. A média geral de vitamina D nos pacientes que foram a óbito em 2018 foi de 24,4 + 14,9 DP. Entre os casos de óbito, 26,8% foram atribuídos a doença cardiovascular. Não observamos diferença significativa no nível de vitamina D no grupos com mortalidade por causa cardiovascular quando comparado ao grupo de óbito por causa não cardiovascular (p=0,8). Os indivíduos que evoluíram a óbito por todas as causas apresentavam média de vitamina D significativamente inferior quando comparado aos pacientes que não evoluíram a óbito (p=0,02).

Discussão e Conclusões

Os resultados dos estudos sobre associação de mortalidade cardiovascular e deficiência de vitamina D, bem como os benefícios da sua suplementação em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise são conflitantes. Em nosso estudo, observamos associação da deficiência de vitamina D com mortalidade geral, sendo esta associação não tão clara quando comparado ao grupo com mortalidade por doença cardiovascular, embora não possam ser descartados os efeitos de outros fatores de risco sobre os achados.

Palavras Chave

Vitamina D; Doença Renal Crônica; Mortalidade

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Instituto de Nefrologia de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Carla Feitosa do Valle, Marcos Vinicius Sousa