Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO E RECONHECIMENTO DE FENOTIPOS EM HEMODIALISE POR ANALISE DE AGRUPAMENTO: UM ESTUDO DE COORTE

Introdução

A complexidade da doença renal avançada sugere busca de ferramentas que possam avaliar a maior gravidade dos pacientes. As complicações decorrem da progressão da doença renal, alterações nutricionais, de composição corporal, anemia, distúrbios minerais e ósseos, fraturas, aumento da mortalidade cardiovascular e por outras causas. Torna-se importante, identificar grupos de pacientes com características fenotípicas semelhantes. Objetivo: Interpretar por análise de agrupamento uma população de pacientes prevalentes em hemodiálise (HD), considerando como desfechos, infecção, internação e mortalidade.

Material e Método

Estudo de coorte, retrospectivo e observacional, incluiu indivíduos em HD crônica. Dados clínicos, laboratoriais e nutricionais, foram coletados de prontuários eletrônicos. Identificado a prevalência de sarcopenia, e análise de agrupamento com acompanhamento de desfechos em 12 meses. Diagnóstico de sarcopenia foi por bioimpedância unifrequencial e força de preensão manual. Realizou-se test t de Student, Mann-Whitney ou Qui quadrado. Método hierárquico para análise de clusters. Teste de ANOVA seguido de teste de Tukey ou Kruskal Wallis seguido teste Dunnet para comparações entre os clusters. Sobrevida por Kaplan-Meier. Significância com p<0,05.

Resultados

Dos 174 pacientes avaliados, 37,9% diagnosticados com sarcopenia. Pacientes com sarcopenia diferem na idade, Kt/V, creatinina, hematócrito, lipoproteína de alta densidade (HDL), parâmetros antropométricos, massa e força muscular. Cinco clusters foram identificados nesta amostra, com realce para alguns diagnósticos como, sarcopenia, inflamação, imunodeficiência e obesidade. Foram mostradas diferenças quanto ao sexo, idade, diabetes, Kt/V, creatinina, ureia, albumina, hematócrito, linfócito, 25-hidroxivitamina, fósforo, ferro, bicarbonato, proteína C reativa, colesterol total, HDL, triglicerídeos, índice de massa corporal, parâmetros de avaliação de composição corporal e função muscular. Os clusters não mostraram diferenças nos desfechos em um ano de observação, todavia a resultados de mortalidade foram p=0,08.

Discussão e Conclusões

Clusters evidenciam diagnósticos associados na doença, que determinam a evolução clínica do paciente em HD. Presença de sarcopenia e inflamação mostraram tendência ao pior prognóstico. Está análise apresenta-se como alternativa para particularizar acompanhamento e tratamento, atuando com maior efetividade nos agrupamentos e permitindo incluir outros desfechos principais e intermediários.

Palavras Chave

hemodiálise, cluster, análise de clusters.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Unesp - São Paulo - Brasil

Autores

Karina Jesus Antonio, Barbara Perez Vogt, Suzana Erico Tanni, Jacqueline Costa Teixeira Caramori