Dados do Trabalho


Título

BIOPSIA RENAL PERCUTANEA GUIADA POR ULTRASSOM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM REGIME DE HOSPITAL DIA NA REDE SUS: OTIMIZANDO RECURSOS SEM COMPROMETER O PROCEDIMENTO E O CUIDADO COM O PACIENTE.

Introdução

Tanto para otimizar leitos disponíveis pela rede SUS, quando para reduzir o custo da biopsia renal, avaliou-se a possibilidade de realizar o procedimento em regime de hospital dia (HD) considerando-se as complicações e comparando-se o custo.

Material e Método

Em agosto de 2015 iniciou-se protocolo de realização de uma biopsia renal semanal em regime de hospital dia (HD), mantendo-se o a outra biopsia renal em regime de internação (INT). Protocolo de biópsia renal foi o mesmo para ambos os grupos: realizada no período da manhã, em centro cirúrgico sob anestesia geral, em rim transplantado ou nativo, com pistola automática e agulha no18, guiada por ultrassom. O paciente foi encaminhado ao hospital dia ou internação com controle rigoroso da pressão arterial, avaliação da hematúria macroscópica e realização de ultrassom renal de controle pós-biópsia na tarde do mesmo dia. Paciente em regime de hospital dia recebeu alta até as 19 horas do mesmo dia e pacientes internados permaneceram no hospital por 24 horas. Foi realizado estudo financeiro que avaliou os centros de custos do hospital dia e internação, levando-se em consideração o custo total do procedimento. Foram avaliados pacientes que realizaram biópsia renal no período de 14 de agosto de 2015 a 22 de dezembro de 2017.

Resultados

Foram realizadas 65 biopsias renais em regime HD e 104 em regime INT. A idade foi de 11,6 anos (média), sendo 53/169 (31,3%) biopsias em rins nativos e 116/169 (68,6%) em rins transplantados. A mediana de punção por procedimento foi de 3 (1-5). Foram observadas 30 complicações (17,8%), sendo 15,4% em regime HD e 19,2% em regime INT (p=0,68), e em 14,6 % dos transplantados e 24,5% dos rins nativos (p=0,13). As complicações foram hematúria (23,3%); coágulo intravesical (10%); fístula arteriovenosa (20%) sem repercussão hemodinâmica; lâmina perirrenal (20%), hematoma perirrenal (23,3%) e pielonefrite (3,3%). Houve necessidade de internação de 4,6% do total de casos de HD, e nenhum paciente precisou re-interar. O custo total da biopsia renal no regime HD foi de R$ 2.758,48, enquanto de INT foi de R$ 4.866,96.

Discussão e Conclusões

Foi observado um número elevado de complicações relacionadas a biopsia renal percutânea guiada por ultrassom, sendo em sua maioria sem repercussão clinica, com pouca necessidade de internação. A economia em leitos e em custo foi significativa, mostrando que a biopsia renal em regime de HD pode possibilitar otimização da utilização de recursos do SUS, sem prejuízo para o paciente.

Palavras Chave

biopsia renal percutanea, hospital dia, custo, rim nativo, complicações

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

Instituto da Criança e do Adolescente _ FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Caroline Sartori Ortega, Alberto Carame Helito, Eduardo Ryoiti Tatebe, Lisa Suzuki, Erika Arai Furusawa, Andreia Watanabe, Vera Hermina Koch