IMPLANTAÇAO DO NUCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Este projeto foi desenvolvido no decorrer do curso de especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente.
Sendo uma experiência impar, pois com sua aplicação estávamos tentando mudar uma realidade muito comum, mas que para nossa equipe era muito importante.
Com base em relatos dos profissionais do HMSA, podemos observar que neste serviço já existem algumas atividades voltadas para a prevenção de eventos adversos, como: pulseiras de identificação de pacientes, acompanhantes e visitantes com uso de cores padronizadas; termo de autorização de procedimento cirúrgico e checklist pré operatório; checklist de prevenção de úlcera por pressão; termo de realização de procedimentos invasivos; protocolo de lavagem das mãos; protocolo de prevenção de quedas; protocolo de segurança de uso de medicações. Porém estas práticas não são realizadas de forma satisfatória e efetiva, devido à falta de adesão por parte de alguns profissionais desta instituição, tendo como um dos fatores principais o dimensionamento incorreto da equipe e a falta de capacitação sobre a cultura de segurança do paciente.
Cabe ressaltar que o desafio para o enfrentamento da redução dos riscos e dos danos na assistência à saúde dependerá da necessária mudança de cultura dos profissionais para a segurança, desta forma, investir na mudança de sistema, no aperfeiçoamento da equipe de saúde, na utilização de boas praticas e no aprimoramento das tecnologias e melhoria dos ambientes de trabalho constitui questões primordiais para o alcance dos melhores resultados para os usuários dos serviços.
A implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital e Maternidade Santo Antônio mostra-se relevante por buscar garantir a qualidade e segurança do cuidado prestado ao paciente. Possibilitará fazer um diagnóstico dos eventos adversos que contribuem para a insegurança do paciente, bem como notificar e monitorar estes e definir as estratégias que serão adotadas para garantir um processo assistencial seguro e eficaz.
Neste sentido, em nossa percepção, esse trabalho merece ser aceito pois muitos foram os desafios que enfrentamos neste percurso, e com muito desempenhos conseguimos avançar em cada etapa, e hoje temos um núcleo implantado e em andamento.
Sim, pois conseguimos ir além da proposta inicial.
Foi criado um plano de segurança do paciente, que descreve as ações pontuadas como emergências, e seu tempo de desenvolvimento, e responsáveis pelo desenvolvimento.
Nosso NSP já se encontra cadastrado no NOTIVISA.
Conseguimos implantar dentro do centro cirúrgico, o agendamento cirúrgico do paciente, com as informações mais detalhadas sobre o procedimento, evitando assim erros e eventuais danos.
Já conseguimos implantar a prescrição e evolução médica e de enfermagem eletrônica.
Avançamos na farmacovigilância para uso e dispersão antibióticos e medicamentos de alta vigilância.
Neste sentido, acho que melhoramos e estamos conseguindo evoluir um pouco de cada vez nesse processo de trabalho.
Sim, hoje temos como realizar monitorização dos eventos adversos, trabalhamos com todos os protocolos implantados, nossos funcionários já passaram por capacitações. Ainda avançamos no sentido de hemovigilância, onde hoje os pacientes são identificados corretamente e conseguimos acompanhar o processo de hemotransfusão e possíveis reações, com impresso próprio. Na farmacovigilância, já contamos com projeto implantado e com funcionários capacitados na segurança medicamentosa.
Enfim, observamos uma grande mudança na assistência prestada, tivemos uma considerável redução em casos relacionados a falta de adesão anterior aos protocolos. Hoje os mesmos estão implantados e com grande adesão da equipe.
Um dos grandes desafios foi sensibilizar a administração quanto aos investimentos que deveriam ser realizados. No decorrer observamos que a cultura de segurança do paciente, pela equipe de enfermagem, esse sim seria um grande obstáculos. E realmente esse foi nosso maior problema. O medo do novo foi uma grande barreira, que tivemos que trabalhar muitas vezes de forma individual para termos adesão. E na verdade onde achávamos que teríamos dificuldades, tivemos um grande apoio, dado pela direção do hospital, que trabalhou junto conosco para termos uma adesão de todos os funcionários, facilitando a participação da equipe nos treinamentos, investindo em capacitação extra para os funcionários, dando incentivo financeiro. Com isso conseguimos desenvolver um bom trabalho.
A vontade de mudança em um cenário como a nossa instituição, que passa por diversos problemas financeiros devido falta de aumento nos recursos repassados pelo governo. Fez com que em alguns momentos pensássemos que não daria certo. Mas com muito empenho da equipe e utilizando o pouco que tínhamos, conseguimos fazer a segurança do paciente uma aliada, já que reduzindo eventuais erros por falta de adesão aos protocolos, conseguimos diminuir em alguns casos até o tempo de hospitalização dos pacientes.
Hoje estamos com todos os protocolos implantados e em funcionamento, conseguimos implantar a farmacovigilância, hemovigilância e tecnovigilância. Hoje a instituição está investindo em novos equipamentos e treinamentos de equipe.
QSCP - Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente
HOSPITAL MATERNIDADE SANTO ANTÔNIO - Ceará - Brasil
KARI SOLEANNE NOGUEIRA LIMA SAMPAIO, RINALDO RODRIGUES DA SILVA RODRIGUES DA SILVA SILVA, JOSÉ CORREIA SARAIVA JUNIOR CORREIA SARAIVA JUNIOR SARAIVA, Maria de Fátima Vasques Monteiro VASQUES MONTEIRO MONTEIRO