IMPLEMENTAÇAO DOS PROTOCOLOS NACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA MATERNIDADE FREI DAMIAO -PB
Para compartilharmos a execução do Projeto Aplicativo que vem sendo desenvolvido na Maternidade Frei Damião, considerando que esse processo de intervenção vem contribuindo para a implementação dos protocolos de segurança do paciente, proporcionando significativas mudanças de práticas e melhoria na qualidade do cuidado.
Destacamos ainda a importância de participarmos desse momento de partilha de experiências, em busca de novos saberes para fortalecer e reafirmar nossas ações.
Sim. Os prazos não foram seguidos como planejado inicialmente, em virtude das dificuldades de envolvermos os trabalhadores nos movimentos de construção coletiva. No entanto, não houveram mudanças nas ações e atividades do plano de ação do Projeto Aplicativo.
O primeiro movimento foi à adequação dos protocolos de segurança do paciente ao perfil e realidade do serviço, construídos coletivamente,sob forma de documentos objetivos, para facilitar a compreensão e execução dos protocolos, que são ferramentas essenciais para a sistematização do processo de trabalho.O segundo movimento foi a discussão com os profissionais, através de rodas de conversas, fazendo circular a informação e disponibilizando os protocolos para todos os setores da instituição.
Dentre os protocolos implementados, destacamos o Protocolo de Identificação Segura do Paciente e da Higienização das Mãos, os quais foram discutidos com os trabalhadores, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, fortalecendo a importância da utilização dos referidos protocolos para uma assistência segura. Ressaltamos que, os movimentos disparados para a implementação desses protocolos proporcionaram um maior deslocamento, envolvendo todos os membros do Núcleo de Segurança do Paciente, com uma adesão significativa dos profissionais.
Outro deslocamento importante está sendo o fechamento da nova padronização dos medicamentos da maternidade, com o envolvimento multidisciplinar, contando com a participação do Núcleo de Segurança do Paciente, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Direção Técnica, coordenadores médicos e da farmácia, tendo como desdobramento a finalização e implementação do Protocolo de Medicação Segura.
Sim. O fortalecimento das ações do Núcleo de Segurança do Paciente, promovendo a implantação da Política e das práticas seguras, com a implantação e implementação dos protocolos de Segurança do Paciente, desenvolvendo atividades sistemáticas de Educação Permanente em Saúde, com disseminação da cultura de segurança, bem como a articulação e integração com os processos de gestão de risco.
Para o acompanhamento da execução do plano utilizamos a matriz de monitoramento, onde observamos que algumas ações estão em situação inicial, sendo a maioria em andamento. Desta forma, favorecendo a capacidade de retroalimentar e ajustar as intervenções, buscando alcançar os resultados desejados.
Não diferente do que foi identificado na construção do Projeto Aplicativo, temos como principal obstáculo a resistência dos trabalhadores frente à necessidade de mudanças de práticas, com a implementação dos protocolos de segurança.Assim como o engajamento no processo de construção dos referidos protocolos e a participação nos movimentos de Educação Permanente em Saúde.
Entre os elementos facilitadores podemos citar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Segurança do Paciente, onde diversas ações do Projeto Aplicativo são semelhantes as ações do Plano de Segurança do Paciente da Maternidade, fortalecendo a execução das atividades. É importante ressaltar que as autoras do PA também são membros do NSP, o que intensifica o envolvimento nos processos.
Destacamos também o apoio da Direção da instituição, como também a inserção de outros atores participantes do curso de QSCP - 2017/2018, que também são membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e estão participando e fomentando as discussões no serviço.
A estratégia de Educação Permanente em Saúde, embora apresente fortes resistências, tem sido um canal de diálogo com trabalhadores, e usuários (pacientes, acompanhantes e visitantes), e desta forma, podemos considerar como uma ferramenta potente para a implementação do PA.
A existência do Núcleo de Segurança do Paciente no serviço, contribuindo com a qualificação do cuidado e a disseminação da cultura de segurança, realizando ações apresentadas no Plano de Segurança da Maternidade; o apoio da direção desde o início do processo de formação (Especialização em QSCP) até a construção do Projeto Aplicativo e execução do Plano de Ação; e a continuidade da atuação profissional das autoras do PA na Maternidade Frei Damião, bem como, a participação das mesmas no Núcleo de Segurança do Paciente, no colegiado gestor da instituição, possibilitando um maior envolvimento nas discussões.
O Maior desdobramento ocorreu na implementação dos Protocolos de Identificação Segura do Paciente e Higienização das Mãos. No entanto, os demais protocolos estão sendo discutidos coletivamente com o objetivo de avançarmos na implantação das seis metas de Segurança do Paciente.
Com a realização das ações relacionadas ao projeto, podemos destacar alguns produtos e resultados obtidos, tais como: a normatização do uso das pulseiras de identificação segura das usuárias e acompanhantes, onde foram estabelecidos três identificadores que deverão constar nas pulseiras, sendo para usuária: nome completo sem abreviação, data de nascimento e nome da mãe; e para acompanhante: nome da usuária, nome do acompanhante, e data; a confecção de adesivos indicadores para usuárias com algum tipo de alergia, hipertensa ou diabetes, para sinalização nos prontuários e nas pulseiras; a confecção de material didático, de banners, contendo informações sobre a Política e Protocolos de Segurança do Paciente, disseminando a cultura de segurança; a colocação de pias e dispensers em diversos setores.
Podemos pontuar como resultado do trabalho desenvolvido na maternidade, na perspectiva da Qualidade e Segurança do Paciente, a visita de uma equipe do Hospital Regional da cidade de Patos - PB, para conhecer as estratégias de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente e as ações que estão sendo realizadas no serviço, visando a promoção do cuidado seguro.
QSCP - Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente
Maternidade Frei Damião - Paraíba - Brasil
EDLENE DE FREITAS LIMA ROCHA, SONIA ELISIA BUENO GOMIDES, THAISE ANATALY MARIA DE ARAÚJO