Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇAO DOS PROTOCOLOS NACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA MATERNIDADE FREI DAMIAO -PB

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

Para compartilharmos a execução do Projeto Aplicativo que vem sendo desenvolvido na Maternidade Frei Damião, considerando que esse processo de intervenção vem contribuindo para a implementação dos protocolos de segurança do paciente, proporcionando significativas mudanças de práticas e melhoria na qualidade do cuidado.
Destacamos ainda a importância de participarmos desse momento de partilha de experiências, em busca de novos saberes para fortalecer e reafirmar nossas ações.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim. Os prazos não foram seguidos como planejado inicialmente, em virtude das dificuldades de envolvermos os trabalhadores nos movimentos de construção coletiva. No entanto, não houveram mudanças nas ações e atividades do plano de ação do Projeto Aplicativo.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

O primeiro movimento foi à adequação dos protocolos de segurança do paciente ao perfil e realidade do serviço, construídos coletivamente,sob forma de documentos objetivos, para facilitar a compreensão e execução dos protocolos, que são ferramentas essenciais para a sistematização do processo de trabalho.O segundo movimento foi a discussão com os profissionais, através de rodas de conversas, fazendo circular a informação e disponibilizando os protocolos para todos os setores da instituição.
Dentre os protocolos implementados, destacamos o Protocolo de Identificação Segura do Paciente e da Higienização das Mãos, os quais foram discutidos com os trabalhadores, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, fortalecendo a importância da utilização dos referidos protocolos para uma assistência segura. Ressaltamos que, os movimentos disparados para a implementação desses protocolos proporcionaram um maior deslocamento, envolvendo todos os membros do Núcleo de Segurança do Paciente, com uma adesão significativa dos profissionais.
Outro deslocamento importante está sendo o fechamento da nova padronização dos medicamentos da maternidade, com o envolvimento multidisciplinar, contando com a participação do Núcleo de Segurança do Paciente, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Direção Técnica, coordenadores médicos e da farmácia, tendo como desdobramento a finalização e implementação do Protocolo de Medicação Segura.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim. O fortalecimento das ações do Núcleo de Segurança do Paciente, promovendo a implantação da Política e das práticas seguras, com a implantação e implementação dos protocolos de Segurança do Paciente, desenvolvendo atividades sistemáticas de Educação Permanente em Saúde, com disseminação da cultura de segurança, bem como a articulação e integração com os processos de gestão de risco.
Para o acompanhamento da execução do plano utilizamos a matriz de monitoramento, onde observamos que algumas ações estão em situação inicial, sendo a maioria em andamento. Desta forma, favorecendo a capacidade de retroalimentar e ajustar as intervenções, buscando alcançar os resultados desejados.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Não diferente do que foi identificado na construção do Projeto Aplicativo, temos como principal obstáculo a resistência dos trabalhadores frente à necessidade de mudanças de práticas, com a implementação dos protocolos de segurança.Assim como o engajamento no processo de construção dos referidos protocolos e a participação nos movimentos de Educação Permanente em Saúde.
Entre os elementos facilitadores podemos citar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Segurança do Paciente, onde diversas ações do Projeto Aplicativo são semelhantes as ações do Plano de Segurança do Paciente da Maternidade, fortalecendo a execução das atividades. É importante ressaltar que as autoras do PA também são membros do NSP, o que intensifica o envolvimento nos processos.
Destacamos também o apoio da Direção da instituição, como também a inserção de outros atores participantes do curso de QSCP - 2017/2018, que também são membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e estão participando e fomentando as discussões no serviço.
A estratégia de Educação Permanente em Saúde, embora apresente fortes resistências, tem sido um canal de diálogo com trabalhadores, e usuários (pacientes, acompanhantes e visitantes), e desta forma, podemos considerar como uma ferramenta potente para a implementação do PA.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

A existência do Núcleo de Segurança do Paciente no serviço, contribuindo com a qualificação do cuidado e a disseminação da cultura de segurança, realizando ações apresentadas no Plano de Segurança da Maternidade; o apoio da direção desde o início do processo de formação (Especialização em QSCP) até a construção do Projeto Aplicativo e execução do Plano de Ação; e a continuidade da atuação profissional das autoras do PA na Maternidade Frei Damião, bem como, a participação das mesmas no Núcleo de Segurança do Paciente, no colegiado gestor da instituição, possibilitando um maior envolvimento nas discussões.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

O Maior desdobramento ocorreu na implementação dos Protocolos de Identificação Segura do Paciente e Higienização das Mãos. No entanto, os demais protocolos estão sendo discutidos coletivamente com o objetivo de avançarmos na implantação das seis metas de Segurança do Paciente.
Com a realização das ações relacionadas ao projeto, podemos destacar alguns produtos e resultados obtidos, tais como: a normatização do uso das pulseiras de identificação segura das usuárias e acompanhantes, onde foram estabelecidos três identificadores que deverão constar nas pulseiras, sendo para usuária: nome completo sem abreviação, data de nascimento e nome da mãe; e para acompanhante: nome da usuária, nome do acompanhante, e data; a confecção de adesivos indicadores para usuárias com algum tipo de alergia, hipertensa ou diabetes, para sinalização nos prontuários e nas pulseiras; a confecção de material didático, de banners, contendo informações sobre a Política e Protocolos de Segurança do Paciente, disseminando a cultura de segurança; a colocação de pias e dispensers em diversos setores.
Podemos pontuar como resultado do trabalho desenvolvido na maternidade, na perspectiva da Qualidade e Segurança do Paciente, a visita de uma equipe do Hospital Regional da cidade de Patos - PB, para conhecer as estratégias de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente e as ações que estão sendo realizadas no serviço, visando a promoção do cuidado seguro.

Curso

QSCP - Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente

Instituições

Maternidade Frei Damião - Paraíba - Brasil

Autores

EDLENE DE FREITAS LIMA ROCHA, SONIA ELISIA BUENO GOMIDES, THAISE ANATALY MARIA DE ARAÚJO