PROJETO ELOS DE AFETO
O Projeto Elos de Afeto foi planejado e elaborado a partir da reflexão acerca do atual cenário referente ao aleitamento materno a nível nacional e regional, o qual demonstra taxas muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), os quais recomendam o aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais (Brasil, 2009).
O aleitamento materno é um fator fundamental na saúde materna e infantil, traz benefícios nutricionais, emocionais, imunológicos e econômico-sociais.
Segundo evidências científicas, o aleitamento materno tem a capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis em todo o mundo (Brasil, 2011). Entretanto, dados de pesquisas mostram que mais de 90% das mães iniciam a amamentação, mas cerca de 40% delas a interrompem antes que a criança complete três meses (CHÃ et al, 2016). Dados da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal de 2008 mostraram que a prevalência de amamentação exclusiva das crianças brasileiras menores de seis meses foi de 41,0%, na Região Sul de 36,21% e no Paraná 39,98% (BRASIL, 2009).
De acordo com Saldan (2014), a pesquisa realizada em 2012 durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio em Guarapuava, Paraná, onde foram avaliadas 1814 crianças menores de 2 anos, a prevalência de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses foi de 36%, sendo considerado uma situação ruim segundo dados preconizados pela OMS (12 - 49%). Não temos dados concretos dos índices de aleitamento materno em nosso município, mas sabemos que não são dados muito diferentes dos nacionais e regionais, que demonstram uma situação que ainda demanda ações que estimulem essa prática tão importante para a promoção da saúde de nossas crianças.
Consideramos o projeto uma ação de grande relevância para a melhoria da situação de saúde da população e prevenção de doenças, por ser a primeira e fundamental ação de promoção à saúde na vida de um indivíduo.
O Projeto Elos de Afeto tem como objetivo promover a prática do aleitamento materno, através da criação, implantação e implementação da Equipe de Apoio Matricial às Estratégias de Saúde da Família no município de Laranjeiras do Sul – Pr.
Os objetivos específicos incluem diminuir a incidência de desmame precoce devido às dificuldades maternas, capacitar os profissionais da atenção primária da saúde visando o apoio e incentivo ao aleitamento materno, promover a educação permanente aos profissionais da atenção primária e aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida e complementar até o 2° ano de vida. Portanto, acreditamos que o Projeto Elos de Afeto surtirá um efeito a médio e longo prazo extremamente impactante para a saúde e desenvolvimento das crianças.
BRASIL. Saúde da Criança - Nutrição infantil: Aleitamento materno e alimentação complementar. Caderno de Atenção Básica, n. 23. Secretariaria de Atenção à Saúde. Ministério da Saúde. 2009.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
CHÃ, Natasha V. et al. A prática da amamentação sob o olhar de quem amamenta. Rev Investigação Qualitativa em Saúde. Vol2. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/914> Acesso em 03 de out de 2016.
SALDAN, Paula C. Avaliação de práticas alimentares de crianças menores de 2 anos de idade com base nos indicadores da Organização Mundial da Saúde. Tese de Doutorado. Esc de Enf de Ribeirão Presto/USP. Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/PAULACHUPROSKISALDAN.pdf > Acesso em 25 de abr de 2016.
Houve uma complementação no Projeto Elos de Afeto através de uma parceria com o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital São Vicente de Paulo, no município de Guarapuava, Paraná, tendo como objetivo tornar Laranjeiras do Sul em um posto de coleta para doação de leite materno, contribuindo dessa forma com o Hospital que atualmente é referência para o parto de gestantes de alto risco de nosso município. O trabalho já está em andamento, sendo realizada a coleta de leite materno, através de visitas domiciliares para orientações às doadoras, para posterior envio ao BLH para a pasteurização, análises e utilização. Durante as ações de educação permanente aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família são também abordadas as orientações sobre a doação de leite materno.
É possível verificar que as ações que vêm sendo realizadas facilitam o deslocamento em direção ao objetivo do projeto aplicativo que é a promoção do aleitamento materno através da implantação da Equipe de Apoio Matricial às Estratégias de Saúde da Família no município de Laranjeiras do Sul, Paraná. As capacitações para educação continuada dos profissionais da equipe permitem um maior preparo e sensibilização dos mesmos, garantindo a melhoria do atendimento às famílias em relação ao aleitamento materno. No mês de maio de 2017 foi realizado um curso de Manejo Clínico em Aleitamento Materno, com carga horária de 20 horas, realizada por consultora internacional em aleitamento materno, tendo a participação de profissionais de saúde de toda a Rede de Atenção à Saúde da Gestante e Criança do município de Laranjeiras do Sul (Atenção Primária, Hospitais e Clínicas privadas). Em agosto de 2017, foi realizada capacitação aos agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais sobre aleitamento materno e Banco de Leite Humano realizado pela nutricionista responsável do BLH de Guarapuava. Outra ação realizada nesse mês visando a promoção e proteção ao aleitamento materno foi uma reunião com representantes de farmácias e supermercados dos municípios para a explanação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), em busca de parceria com os estabelecimentos na promoção do aleitamento materno através da garantia da correta comercialização de fórmulas infantis e demais alimentos e produtos destinados à lactentes e crianças. Com o intuito de divulgação do projeto criou-se uma página no facebook, Elos de Afeto - Apoio ao Aleitamento Materno, onde são postadas as ações desenvolvidas, eventos e orientações relacionadas ao Aleitamento Materno, Alimentação Complementar e Doação de Leite Humano.
As evidências de mudança da situação inicial são percebidas através do maior envolvimento de toda a equipe de profissionais da Atenção Primária sobre as ações relacionadas ao tema, as parcerias firmadas com os hospitais e clínicas particulares para a o fortalecimento da promoção do aleitamento materno e com farmácias e supermercados para que a comercialização de fórmulas, alimentos e outros produtos que podem interferir no aleitamento materno seja comercializado conforme a Norma Brasileira (NBCAL). Além disso, a procura por profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da equipe de apoio matricial vem crescendo para auxílio nas dificuldades enfrentadas por algumas mulheres no aleitamento materno.
Desde o início pudemos contar com o apoio da gestão o que é considerado um fator fundamental para a implementação do projeto aplicativo, valorizando e participando das ações realizadas, facilitando dessa forma o desenvolvimento do trabalho. Quanto aos obstáculos observados inicialmente foi ter acesso às gestantes e mães em fase de amamentação que não realizam seu acompanhamento no Sistema Único de Saúde (SUS), o qual foi melhorado através da interação também com médicos obstetras e pediatras da rede particular, os quais participaram de ações como a capacitação do Manejo Clínico em Aleitamento Materno.
O fator crítico para o sucesso do projeto aplicativo é a manutenção da educação permanente de toda a rede responsável pelo aleitamento materno no município para que as ações sejam fortalecidas constantemente.
Como resultados do Projeto Elos de Afeto espera-se alcançar taxa de no mínimo 40% de Aleitamento Materno Exclusivo até o 6º mês em crianças acompanhadas na Puericultura, capacitar 80% dos profissionais das Estratégias de Saúde da Família para o apoio e incentivo ao Aleitamento Materno e tornar-se um posto de coleta para doação de leite materno no município de Laranjeiras do Sul.
GCRS - Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul - Paraná - Brasil
NIVIAN CRISTINA ROMAN ROSS, THAISE DE ALMEIDA GRANZOTTO, MILANE SCARPARI, MARCIA DENIZE LANGHINOTTI MAROCHI