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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE INTEGRAÇAO ENSINO-ASSISTENCIA NO CENTRO SAUDE ESCOLA MARCO E CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇAO (CER-II) /UNIDADE DE ENSINO E ASSISTENCIA EM FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - UEPA

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

O CSE Marco do CCBS/UEPA oferece diversos serviços de assistência à saúde vinculada ao SUS e sendo campo de prática em ensino-pesquisa e extensão da graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde da UEPA, que são: Enfermagem, Terapia Ocupacional, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física. Porém, observa-se que há necessidade de fortalecer o trabalho integrado entre equipe técnica e a academia, pois a dificuldade dessa integração prejudica a assistência, no que diz respeito ao cuidado com o usuário, pouca comunicação entre a equipe técnica e o corpo docente e discente e consequentemente a formação, falta de planejamento integrado, sendo esses elementos importantes para melhor atender a população assistida por esses serviços.

Este projeto nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de integração ensino-serviço no Centro Saúde Escola da Universidade do Estado do Pará. Considerando que as diretrizes curriculares nacionais dos cursos da área da saúde já preconizam a inserção precoce do estudante em cenários de práticas, a relação entre professores e técnicos necessita ser estreitada.
A execução deste projeto trouxe maior aproximação entre ensino e serviço, com maior aceitação dos técnicos em relação aos estudantes, que trabalhando em conjunto com professores podem oferecer profissionais mais qualificados ao mercado, podendo servir de estímulo para outros profissionais de nossas unidades de ensino-assistência e outras instituições.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim.
Solicitamos uma bolsa com estímulo e gratificação ao técnico interessado em receber alunos.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

Neste semestre 2017.2 houve uma maior quantidade de técnicos trabalhando em planejamento conjunto com professores do curso de Medicina e maior integração ensino-serviço.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim. Adesão de alguns técnicos ao trabalho de preceptoria de discentes.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Obstáculos - não remuneração ao técnico
Elementos facilitadores - os técnicos se sentem valorizados ao participar do planejamento do curso.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Oficinas de capacitação, planejamento do curso em conjunto com técnicos e professores.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Maior motivação de estudantes, professores e técnicos

Curso

GCRS - Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

ELAINE XAVIER PRESTES, Djenanne Simonsen Caetano, Ana Paula Oliva Reis