DIRETRIZES DE AÇAO PARA EFETIVIDADE DE PROTOCOLOS CLINICOS EM UM HOSPITAL REGIONAL DE PERNAMBUCO
Protocolos assistenciais são considerados importantes instrumentos para o enfrentamento de diversos problemas na assistência e na gestão dos serviços, organizam os serviços e conferem direcionalidade e adequação as ações cotidianas. Partindo deste principio,este Projeto visa a pactuação das diretrizes de ação para garantia da efetividade dos Protocolos Clínicos do Hospital Regional Dom Moura - HRDM, gerando assim uma maior segurança aos usuários e profissionais, redução da variabilidade de ações de cuidado, melhora na qualificação dos profissionais para a tomada de decisão assistencial, inovação do cuidado e uso mais racional dos recursos disponíveis. Este projeto tem grande potencial para ser compartilhado, pois a implantação de protocolos qualifica a conduta dos profissionais a partir de evidencias cientificas contribuindo para melhor a assistência ao usuário na rede de saúde do SUS.
não
já foram iniciadas discussões para pactuação das diretrizes com o objetivo de garantir a efetividade dos protocolos clínicos do hospital como também a sensibilização dos profissionais em relação a importância desses protocolos para o hospital.
Apos sensibilização de diversos profissionais do Hospital sobre a importância dos protocolos assistenciais já foram implantados em torno de 30 protocolos. Foi realizada uma oficina para sensibilização, que contou com a presença da maioria dos coordenadores (23 profissionais) do serviço, e também do gestor do hospital. Nesta oficina foram pactuadas algumas ações:
-levantamento dos protocolos implantados; protocolos ainda não implementados e protocolos que ainda não foram construídos.
- dialogar com os demais profissionais da categoria para implantação/implementação de protocolos.
Realizou-se 2º encontro para apresentação dos encaminhamentos
como obstáculos encontramos resistência por parte de alguns profissionais em participar das oficinas de sensibilização
Dificuldade na implantação de alguns protocolos implantados
O apoio do Gestor do Hospital, da residencia multiprofissional e do nucleo de educação permanente.
Foi realizada duas oficinas para sensibilização, que contou com a presença da maioria dos coordenadores (23 profissionais) do serviço, e também do gestor do hospital. Nesta oficina foram pactuadas algumas ações:
-levantamento dos protocolos implantados; protocolos ainda não implementados e protocolos que ainda não foram construídos.
- dialogar com os demais profissionais da categoria para implantação/implementação de protocolos.
Realizou-se 2º encontro para apresentação dos encaminhamentos onde foram pactuadas algumas ações para otimização dos protocolos. já foram implantados em torno de 30 protocolos, porém nem todos ainda implementados.
GCRS - Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA - Pernambuco - Brasil
POLLYANA JORGE NOVAES BANTIM, CELIA ANGELITA MANDICI PEREIRA