Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇAO PERMANENTE: ESTRATEGIA PARA IMPLANTAÇAO DO PROTOCOLO DE MEDICAÇAO SEGURA

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

O projeto deve ser escolhido pelos seguintes motivos: tema relevante e estratégia importante para segurança do paciente. Projeto realizado com possibilidade de aplicabilidade em todos os níveis de atenção à saúde. Aplicabilidade de forma modificada em um serviço secundário, uma policlínica que oferta serviço pelo SUS. Servirá de motivação para outros serviços.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim. O local de aplicabilidade. Na verdade o projeto foi pensado para aplicar primeiramente em uma unidade hospitalar, podendo e ser inserido em qualquer serviços de saúde. Portanto foi e esta sendo realizado a plicabilidade na policlinica Bárbara pereira de Alencar.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

Momentos de educação permanente em saúde foram e estão sendo implantadas com a prioridade de trabalhar os protocolos, quanto ao objetivo após avaliação aplicada é observado a melhoria do serviço quanto a segurança do paciente e qualidade do serviço com a continuidade da educação permanente em saúde.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Em alguns parâmetros sim a exemplo implantação da segurança com protocolo de medicação segura, a separação dos medicamentos, receitas com sistema eletrônico, farmacêutica na instituição ( para consulta), profissionais treinados e todo o cuidado com separação da medicação, receituários, identificação em medicamentos, organização de carrinho de emergência, check list dentre outras estrategias diferenciadas para estabelecer a segurança do paciente. No geral a instituição trabalha com avaliação do serviço por meio da ouvidoria a qual vem trazendo avaliações progressivas no que se refere a assistência com qualidade prestada pelos profissionais da instituição.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

obstáculos. o maior foi adesão dos profissionais, principalmente técnicos de enfermagem. outro ponto também são por vezes falta de insumos.
Facilidades. A prática de momento com o grupo, a organização das atividades e momentos de educação permanente, apoio total da administração geral.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Monitorização e avaliação da permanência do uso dos protocolos implantados.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Equipe mais unida, continuidade no programa de educação permanente em saúde com outras temáticas que possibilitam segurança ao paciente e uma assistência de qualidade. Busca pela melhoria da implementação dos protocolos.

Curso

QSCP - Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente

Instituições

Policlínica Bárbara Pereira de Alencar - Ceará - Brasil

Autores

ANA PAULA AGOSTINHO ALENCAR, Marisângela da Costa Silva, Elciane Alves Pereira Costa Feitosa, Erika Cardoso Pereira