REDUZIR A TRANSMISSAO VERTICAL DA SIFILIS: UM DESAFIO
POR QUE A SÍFILIS CONGÊNITA É UM AGRAVO RELEVANTE EM NOSSO MUNICÍPIO E EM TODO PAÍS. NOS ÚLTIMOS SETE ANOS PERCEBEMOS QUE O NÚMERO DE CASOS SÓ CRESCEU. ENTENDEMOS QUE É PRECISO AMPLIAR AS DISCUSSÕES E AÇÕES SOBRE O TEMA, SEMPRE VISANDO QUALIFICAR PRÉ-NATAL. APESAR DO BAIXO CUSTO DE TRATAMENTO DA SÍFILIS, AINDA GASTAMOS MUITO COM PROCEDIMENTOS E ACOMPANHAMENTOS FEITO A CRIANÇAS NASCIDAS DE MÃES COM SÍFILIS NA GESTAÇÃO, EM NOSSO MUNICÍPIO UM RN NASCIDO DE MÃE COM SÍFILIS NÃO TRATADA ADEQUADAMENTE FICA INTERNADO POR SETE DIAS, PARA GARANTIR O TRATAMENTO, OU SEJA, OCUPA UM LEITA, AUMENTA RISCO DE AQUISIÇÃO DE OUTRAS INFECÇÕES, ALÉM DOS GASTOS COM EXAMES E ESPECIALISTAS. GASTOS DESNECESSÁRIO QUE ONERAM O SUS. PARTICIPAR DESTE SEMINÁRIO É MAIS UMA OPORTUNIDADE DE DAR VISIBILIDADE AO PROBLEMA, E ATRAVÉS DOS DIVERSOS OLHARES E EXPERIENCIAS, QUEM SABE TRAÇAR UM NOVO CAMINHO PARA SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA.
SIM. A MUDANÇA DE GESTÃO MUNICIPAL DIFICULTOU O ANDAMENTO DAS PREVISTAS NO PA ORIGINAL. CONTUDO, UM ACORDO JÁ INSTITUÍDO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, ATRAVÉS DO PETSAÚDE, PERMITIU QUE AS DISCUSSÕES SOBRE SÍFILIS SE MANTIVESSE ATIVA E PERCEBEMOS QUE ALI ESTAVA UM NOVA POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR O PROBLEMA DA SÍFILIS. CONTUDO FOI NECESSÁRIO FAZER ARRANJOS NO SENTIDO DE CONTEXTUALIZAR ESTUDANTES E PROFESSORES DO PETSAÚDE. TIVEMOS QUE INSERIR UMA NOVA FASE DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO E DIAGNÓSTICO. OS ALUNOS ANALISARAM TODAS AS FICHAS DO SINAN DE SÍFILIS (ADQUIRIDA, EM GESTANTE E CONGÊNITA) NOTIFICADAS EM 2016. APÓS ESTE MOMENTO FIZERAM UM MAPEAMENTO COM DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA DOENÇA NO MUNICÍPIO E APÓS A ANÁLISE DAS FICHAS DECIDIRAM REALIZAR UM SEMINÁRIO PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COM OFICINAS E ESTUDOS DE CASO ( AÇÃO JÁ PREVISTA NO PA). O PRIMEIRO SEMINÁRIO ACONTECE ESTA SEMANA.
ANTES DESSA ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS HOUVE UM OUTRO MOMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO REALIZADO PELA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COM APRESENTAÇÃO DOS DADOS SOBRE DE SÍFILIS PARA AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
UM BOM DESLOCAMENTO, O MAPEAMENTO DEFINIU LOCALIDADES A SEREM PRIORIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES, PRINCIPALMENTE DE PREVENÇÃO E CAPTAÇÃO PRECOCE DE GESTANTES E ANÁLISE DAS FICHAS DIRECIONOU OS PONTOS A SEREM TRABALHADOS NO SEMINÁRIO. O PRÓXIMO PASSO É DEFINIR OS PROTOCOLOS MUNICIPAIS E CRIAR MEIOS DE MONITORAR SEU USO.
POUCAS, MAS HÁ, LOGO APÓS O PRIMEIRO MOMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO REALIZADO PELA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOUVE UM AUMENTO DO NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES E MELHORA NO PREENCHIMENTO DAS FICHAS, ALÉM DE QUE TAMBÉM AUMENTOU A PROCURA DOS PROFISSIONAIS POR INFORMAÇÕES SOBRE A SÍFILIS E SEU MANEJO CLÍNICO
OS PA TEREM SIDO ENCERRADOS NUM PERÍODO DE MUDANÇA DE GESTÃO FOI UM OBSTÁCULO. PORQUE TODA MUDANÇA UM CICLO , E O INÍCIO DE GESTÃO REQUER UM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO GESTOR E DA NOVA EQUIPE, O QUE TORNA MAIS LENTA A TOMADA DE DECISÃO. O PRINCIPAL ELEMENTO FACILITADOR FOI UMA DAS EGRESSAS DO CURSO SER TÉCNICA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, RESPONSÁVEL PELO AGRAVO SÍFILIS E TER SIDO MANTIDA APÓS A MUDANÇA DA GESTÃO, E É CLARO, O ENVOLVIMENTO COM A UNIVERSIDADE FAVORECEU MUITO A REALIZAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA SÍFILIS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE
COMPREENDER TODOS AS FRAGILIDADES DA REDE DE ATENÇÃO QUE ENVOLVE A SÍFILIS ( ADQUIRIDA, EM GESTANTE OU CONGÊNITA) E INSTITUIR UM PLANO DE INTERVENÇÃO PARA CADA UMA DESTAS FRAGILIDADES
O MAPA COM A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, O SEMINÁRIO ENVOLVENDO UNIVERSIDADE X SECRETARIA DE SAÚDE E PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PARA O ÚLTIMO TRIMESTRE A IMPLANTAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO DE SÍFILIS, UM ESPAÇO PARA VISUALIZAÇÃO E DISCUSSÃO DAS SÍFILIS PELOS PRINCIPAIS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO.
EVS - Vigilância em Saúde
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA - Bahia - Brasil
SIMONE AVILA PAIVA, FABIANA OLIVEIRA LEMOS, LEILA MARTINS OLIVEIRA, LILIAN CRUZ