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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

QUALIFICAÇAO DO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA ENFERMARIA DE PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITARIO MARIA APARECIDA PEDROSSIAN/HUMAP-UFMS

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

A construção do trabalho ocorreu concomitantemente ao momento de aprendizado imbuído através das discussões motivadas no Curso de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, cuja aplicação dos novos conceitos e paradigmas interviram na rotina da Instituição eleita para o Planejamento do Projeto Aplicativo. A asserção de intervenção, associada à possibilidade de observação na aplicação da proposição, permitiu através da análise situacional sugerir que a qualificação do trabalho é algo factível e que apresenta o foco no produto final da assistência: produção do cuidado.
O projeto aplicativo trouxe na sua propositura a implementação das ferramentas da gestão da clínica que propiciou uma comunicação mais efetiva entre os membros da equipe, auxiliando na identificação do perfil dos usuários. Contudo, encetou-se da proposta preliminar para o desenvolvimento das atividades legando pressupostos da filosofia, do atendimento efetivo e resolutivo, da diminuição do tempo de internação, da redução de custos com o serviço público, da satisfação do usuário e da interação entre os membros da equipe assistencial e da rede de suporte.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Considerando a relevância, viabilidade e factibilidade na execução do projeto não houve modificação do plano de ação inicial do projeto, logo se elencou como escopo de atuação a Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), visto que entre os integrantes do grupo estavam o Responsável Técnico da Enfermagem da Unidade e o Chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança, ATORES ESTRATÉGICOS na comunicação com a Alta Gestão e com os profissionais “da ponta” que estavam inseridos nos processos de trabalho, fator que oportunizou a exequibilidade das ações inicialmente propostas. Contudo, esse facilitador assegurou a moção do plano de ação desde exórdio.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

A reflexão de deslocamento baseada no movimento dos atores para empreender o diagnóstico situacional da unidade de implementação do Projeto Aplicativo transcendeu a busca de referência na literatura, cujo interesse avivado através das ferramentas de gestão, uso da metodologia ativa amplamente discutida, cuja resultante propiciou em erudição e subsídios para sensibilizar a mudança comportamental dos envolvidos na realidade identificada.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

As evidências surgiram tempestivamente às mudanças a partir do conhecimento do espaço, do levantamento de dados e da capacidade de produção. Entretanto, desconhecia-se o número de pacientes atendidos por mês, o tempo médio de permanência dos usuários, as especialidades atendidas, a faixa etária prevalente, contudo não havia nenhum indicador assistencial. O Projeto Aplicativo suscitou à implementação do kanban, da discussão multiprofissional, do Projeto Terapêutico Singular, dos Indicadores Assistenciais, da Comunicação entre membros da equipe e da equipe com a Rede de Assistência. Além disso, alavancou-se a propositura dos atores: aumentar a satisfação do usuário e a elaboração de estratégias para a escuta da comunidade.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

O obstáculo mais relevante é a falta de envolvimento coletivo associado ao desconhecimento das ferramentas de gestão e das novas metodologias de ensino, isso fez com que o resultado não fosse tão imediato. O elemento facilitador em destaque é que o Projeto Aplicativo foi desenvolvido em Hospital voltado ao Ensino e Pesquisa de Instituição Pública, cujas mudanças devem estar arraigadas desde a formação acadêmica.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Apesar do grupo de construção do Projeto Aplicativo ser Afinidade, a composição legou diversidade, pois havia no grupo Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Odontólogo e Professor Universitário. A Multidisciplinaridade ampliou o olhar sobre a forma de se fazer saúde, legando Potência na Construção do Plano de Ação.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

A intervenção no espaço escolhido iniciou-se durante a realização do Curso de Gestão da Clínica com a implementação do Kanban que potencializou a discussão junto à Gestão da Instituição sobre a importância de diálogo multidisciplinar, contextualizado pelo uso do Projeto Terapêutico Singular, estimulado pela Alta hospitalar responsável, através da comunicação com a rede de assistência ao paciente e vislumbrado pela normatização dos indicadores assistenciais. Destarte, o trabalho instituído durante o curso causou amadurecimento e responsabilização profissional, além do aperfeiçoamento legado a equipe multiprofissional sincronicamente até os dias atuais.

Curso

GCRS - Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde

Instituições

HUMAP - UFMS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

JOSE APARECIDO REZENDE, José Wellington Cunha Nunes, Laís Alves Souza Bonilha, Rosimeire Romero da Silva Faccio