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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DESARTICULAÇAO ENTRE TEORIA E PRATICA NA ATUAÇAO DO PRECEPTOR

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

Este projeto é relevante no âmbito de Hospitais de Ensino. A distância entre as instituições de ensino e o serviço de saúde impacta diretamente na qualidade da assistência ao usuário.
O Hospital no qual foi desenvolvido o projeto é o único equipamento hospitalar em uma extensa área territorial cuja população apresenta alta vulnerabilidade social.
Enquanto Hospital de Ensino, apoia fortemente as instituições de ensino da região cuja formação é feita quase que exclusivamente voltada para a população da região, sendo este um fator importante de desenvolvimento social do local.
O preceptor do cenário de prática é o fio condutor das ações de ensino, fazendo a articulação entre a teoria e prática buscando contextualizar a bagagem conceitual às necessidades do usuário e território.
O projeto evidenciou a necessidade da construção de um novo perfil de preceptor, capaz de atuar de forma multidisciplinar considerando o conhecimento prévio dos educandos e valorizando as diferenças no processo de ensino-aprendizagem.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Houveram modificações do plano de ação inicial do projeto face as necessidades de interação com a Universidade e frente ao turn over do cenário de prática.
O hospital iniciou um movimento de Gestão da Clínica que culminou com discussões multidisciplinares de PTS, fazendo com que os preceptores fossem capacitados para esta ação.
Em relação aos Programas de Residência, o apoio da coordenação foi fundamental junto à instituição de ensino para introdução de metodologias ativas nos Programas e houve um alinhamento que culminou na implantação de conceitos de Gestão da Clínica e PTS nas disciplinas que compõem a grade teórica das residências multiprofissionais. Os residentes participam ativamente das discussões multiprofissionais e PTS no cenário de prática.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

Do ponto inicial, observa-se que a relação ensino-prática está mais contextualizada. O projeto agregou valor ao programa e a prática na instituição. A apropriação do papel de cada ator deu significado ao processo de ensino-aprendizagem.
Os preceptores, mais conscientes de seu papel, tornaram-se mais críticos e reflexivos em relação educacionais e do cuidado.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

O projeto contribuiu para mudança de postura dos preceptores do cenário de prática que se apropriaram mais do seu papel em relação ao processo de ensino-aprendizagem, o que contribuiu para diminuição dos conflitos entre os preceptores e residentes.
Uma questão apontada na problematização da preceptoria efetivada pelos especializandos era o distanciamento do preceptor em relação às atividades educacionais, sendo visto como individuo " tarefereiro", sendo a prática desvalorizada e desassociada em relação à teoria.
Além disto, houve a introdução de metodologias ativas nos programas de residência multiprofissional, melhorando a formação dos residentes, o que contribuiu para melhoria da qualidade da assistência ao usuário.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

O principal obstáculo foi o alto turn over da instituição.
Em contrapartida, os preceptores que permaneceram na hospital receberam um investimento em capacitações (cursos, especializações, aprimoramento).

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

O apoio da Gestão no reconhecimento da necessidade do investimento e na valorização dos processos de ensino tem sido fundamental no processo.
A coordenação dos Programas de Residências Multiprofissionais tem apoiado fortemente a aproximação do cenário de prática com a instituição de ensino.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Houve uma mudança importante no processo de cuidado a partir da introdução dos conceitos de rede e metodologias ativa. Observa-se hoje que o preceptor está mais preparado para promover o cuidado integral em rede baseado no conceito da clínica ampliada. Além disto, o preceptor está mais preparado para trabalhar as questões de ensino e lidar com os conflitos inerentes ao processo.

Curso

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Hospital Geral do Grajaú - São Paulo - Brasil

Autores

JANAINA HAIDE RODRIGUES BELEM, Mariana Lara Jaques, Railda Alves da Silva Carone, Rosana Cláudia Posseti