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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇAO DOS PRECEPTORES DA RESIDENCIA MEDICA DO SISTEMA UNICO DE SAUDE DA ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA COM METODOLOGIAS ATIVAS

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

Na situação sócio-econômica que nosso país se encontra, o SUS na sua integralidade precisa ser reestruturado. Fica evidente a falta de preparo e qualificação do profissional atuante, ainda com uma formação adquirida nos moldes das metodologias tradicionais aplicadas no processo de ensino-aprendizagem. O atendimento na rede pública não pode focar apenas na doença, na investigação diagnóstica e tratamento. No SUS, o desconhecimento ou desinteresse na educação permanente, o despreparo técnico da gestão fazem com que seus profissionais permaneçam estagnados em suas atividades, reféns de seus protocolos, ao invés de buscarem alternativas em seus atendimentos, na problematização da realidade, na abrangência de seus cuidados, de acordo com a realidade em que se encontram. As novas metodologias de ensino-aprendizagem, chamadas metodologias ativas, têm como objetivo tirar o aprendiz-profissional da sua zona de conforto, instigando a aprender a aprender, estimulando-o a reconstruir ou até mesmo ampliar os seus conhecimentos provocando um impacto disto no que se refere ao aumento da resolutividade dos problemas na APS. Um sistema de saúde com forte referencial na APS é mais efetivo, mais satisfatório para a população, tem menores custos e é mais equitativo - mesmo em contexto de iniquidade social.( STARFIELD, 2004). A ESF é uma ferramenta potencializadora para a ressignificação das bases estruturais da própria profissão médica adquirindo papel fundamental na constituição de novos paradigmas em saúde. Em vista desta sua grande representatividade e pelo aumento da migração de estudantes para as UBSs e de acordo com as novas diretrizes curriculares nacionais( DCNs) percebe-se a necessidade de instrumentalizar os médicos de família e demais profissionais em conhecimentos e habilidades para a prática da preceptoria.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim, houve a ampliação da abrangência das categorias profissionais contempladas dentro da ESF. Assim sendo, os profissionais: médicos, enfermeiros e dentistas estarão sensibilizados para uma possível preceptoria e com uma nova perspectiva de repensarem tanto nos seus processos de trabalho quanto na formação profissional e educação permanente

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

Além de criar um processo de capacitação e aperfeiçoamento contínuo com metodologia ativa de ensino-aprendizagem da residência médica do SUS em ESF incluímos no processo preceptores de residência não médica do SUS e os trabalhadores de nível superior da Estratégia.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim, a ampliação do número de profissionais participando dos cursos de formação em preceptoria de residência médica e não médica ( PRM e PSUS). Houve um incremento dos momentos de educação permanente nas equipes de ESF e nos processos de trabalho.
Houve estímulo para busca de novas tecnologias leves e leve-duras e/ou ferramentas para uma maior resolutividade.
Houve agragação de saberes através do compartilhamento de conhecimentos e vivências prévias de diferentes categorias profissionais e realidades distintas, contribuindo para uma de paradigmas.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Obstáculos:1) entraves na implementação dos programas de residência médica no município;
2) a resistência de alguns profissionais da ESF em aceitar a nova proposta, possivelmente por questões pessoais( exposição, de formação, de personalidade, comodidade e práticas arraigadas, culturais e idioma.
Elementos facilitadores: 1) disponibilidade da gestão municipal em apoiar a implementação do PA;
2) estímulo dos profissionais com a expectativa da chegada dos graduandos e pós-graduandos na rede de atenção à saúde no município de São Leopoldo;
3) inserção de novos colegas da EFS na segunda edição da especialização do PRM/PSUS no município.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Fatores críticos: 1) pouco tempo disponível para a organização e planejamento das ações educacionais;
2) dificuldade de viabilidade de recursos financeiros para aquisição de materiais;

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Maior entrosamento entre os profissionais
A mudança na forma de condução das reuniões da ESF, com a aplicação das Metodologias Ativas(MA) tornando-as mais efetivas, participativas e produtivas.
Foram contemplados e ampliados todos os objetivos específicos do PA: encontros mensais com todos os profissionais de nível superior da ESF durante a carga horária semanal de trabalho.
Através destes encontros, os profissionais encontram-se mais qualificados, ampliando competência nas áreas de assistência, gestão e ensino.

Curso

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE SAO LEPOLDO - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MARCELO GUATIMOZIM CONTREIRAS, GABRIELA BARNARD DIAS, LISIANE MACHADO BITENCOURT DA SILVA, FABIO BERNARDO DA SILVA