PLANO DIRETOR ESTRATEGICO 2016/2017 - MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND
Para evoluir é necessário olharmos através de janelas e menos em espelhos.
A experiência de evolução gerencial em nossa instituição deve ser selecionada para ser apresentada no IEP/HSP, pois soubemos aproveitar a oportunidade de formação oferecida (janela) e passamos a criar muitos movimentos de melhoria interna, desde oportunidades de diálogo e negociação até o planejamento de ações inovadoras. Aprendemos a compartilhar metas, a discutir insucessos e maneiras de como superá-los, enfim, como sermos uma instituição que serve cada dia melhor à sociedade. Os pacientes que necessitam da nossa assistência (mãe-bebê e mulheres) e suas famílias tem sentido, e verbalizado nas pesquisas de satisfação realizadas(98% de satisfação), o reflexo da dedicação de cada colaborador ao cumprimento da nossa missão e das metas, pois afinal, a gestão só faz sentido se sentida nos serviços prestados aos usuários.
Neste sentido, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará, aproveitou a janela de oportunidade de aprendizado e gerou uma cadeia interna de valor para o cliente, desenvolvendo as metas propostas e alavancando outras que sequer haviam sido pensadas. Acreditamos que esse efeito catalizador gerado com a formação recebida, iniciou um processo de mudança de cultura, que certamente, solidificará, ainda mais, o papel de nossa instituição na rede assistencial em nosso estado, promovendo maior protagonismo e liderança no segmento, de forma local, regional e nacional e essa, é certamente uma experiência que, ao ser relatada, pode inspirar outras instituições públicas a seguir caminho semelhante e olhar através das janelas.
Não ocorreu nenhuma modificação.
O PDE da MEAC teve cumprimento em torno de 80%, até o presente momento(Ago/2017), o que nos deixa muito motivados a continuar investindo no desenho de um modelo de gestão por processos, participativo e que contemple de forma clara instrumentos de avaliação da performance obtida. Acreditamos que fecharemos o ano com cumprimento 90% das metas.
Sim. Temos Regimentos, atas de reuniões, frequências de capacitações, notícias e imagens em site, entre outros documentos, que evidenciam as melhorias nas metas definidas e em outras ações realizadas, tais como: instituição do comitê gestor; definição de estratégias de comunicação para o público interno e externo; otimização de vários processos de áreas comuns (compras, licitação, etc); implentação de atividades da política de comunicação; Sistematização das reuniões; Elaboração e execução de Programa de Educação Permanente e continuada nas áreas de Segurança do Paciente, Ferramentas de TI e inovação; Contratação de equipe terceirizada para operacionalizar a manutenção; Normatização do processo licitatório; Capacitação de Pessoal no Processo licitatório; Contratualização da MEAC; Definição interna do papel da MEAC e Estruturação do Núcleo de Educação Multiprofissional;
O principal obstáculo foi o contingenciamento financeiro do país e a mudança na gestão local(prefeitura), e as principais facilidades: a coesão e união dos gestores e equipes rumo ao atingimento das metas.
Como fatores críticos podemos citar: o compromisso da alta gestão; o envolvimento das gerências intermediárias e suas equipes.
O projeto estabeleceu um caminho a ser percorrido para a realização das metas e para o avanço do processo de gestão na MEAC. A capacitação de membros da gestão no método de construção do Projeto, permitiu a avaliação crítica de cada etapa e a replicação dele no presente momento, resultando em efetiva transferência de tecnologia de gestão para a MEAC.
Como produtos e resultados relacionados ao projeto: instituição do comitê gestor; definição de estratégias de comunicação para o público interno e externo; otimização de vários processos de áreas comuns (compras, licitação, etc); implentação de atividades da política de comunicação; Sistematização das reuniões; Elaboração e execução de Programa de Educação Permanente e continuada nas áreas de Segurança do Paciente, Ferramentas de TI e inovação; Contratação de equipe terceirizada para operacionalizar a manutenção; Normatização do processo licitatório; Capacitação de Pessoal no Processo licitatório; Contratualização da MEAC; Definição interna do papel da MEAC e Estruturação do Núcleo de Educação Multiprofissional;
Até o presente momento, já cumprimos cerca de 80% do planejado, e considerando que estamos no mês de agosto, acreditamos que teremos um cumprimento de 90% das metas.
Durante o período da aplicação do Projeto, muitos outros avanços foram registrados, tais como a criação do Núcleo Interno de Regulação, do Serviço de Gestão da Qualidade, o desenho de linha de cuidado, entre outros.
GHUF - Gestão de Hospitais Universitários Federais
Maternidade Escola Assis Chateaubriand - Ceará - Brasil
ERIKA GONDIM GURGEL RAMALHO LIMA, Maria Liduina Freitas Pinto, Rejane Lúcia Alves Maia, Eugenie Desiree Rabelo Neri Viana