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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DESALINHAMENTO CONCEITUAL EM RELAÇÃO AO SUS

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

O distanciamento da academia em relação às dificuldades enfrentadas na prática dos serviços de saúde é um tema discutido na literatura. Portanto, a discussão proposta neste PA é relevante para a academia e para os cenários de prática. A formação promovida pelas universidades nem sempre está alinhada com as necessidades dos serviços de saúde e tampouco com as diretrizes propostas pelo SUS e pelas resoluções do Ministério da Educação em termos de parâmetros curriculares. Deste modo, fica evidente a existência de um desalinhamento de interesses entre a academia e o serviço de saúde, o qual tem como consequência a presença de alunos com conhecimentos teóricos, mas com poucos conhecimento sobre a prática, e especialmente sobre a estrutura das redes de atenção à saúde e sobre o trabalho multiprofissional em saúde.
Também e observada é a resistência a mudanças que os atores envolvidos nos processos de educação em saúde apresentam. Sempre que surge uma nova forma de agir ou que uma nova diretriz é colocada no cenário, uma parcela significativa dos atores mostra-se reticente e trabalha para a manutenção do status quo, impedindo que formas mais eficazes de se alcançar os objetivos educacionais sejam atingidas.
Há também, um desafio da ordem comunicacional, que diz respeito à dificuldade em estabelecer uma comunicação eficaz entre as partes envolvidas nos processos educativos em saúde. A despeito da existência de meios de comunicação cada vez mais ágeis e velozes, muitas informações não chegam de forma adequada aos indivíduos que delas dependem, o que gera equívocos e conflitos desnecessários.
Por fim, há um grande desconhecimento nos serviços de saúde e na academia sobre o papel do preceptor e as diretrizes e documentos que norteiam seu campo e forma de atuação, havendo equívocos bastante danosos para a formação de novos profissionais para a área.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim, inicialmente o Projeto previa ações de articulação e construção de uma ferramenta que pudesse auxiliar na comunicação entre ensino/serviço e formação dos profissionais. Porém, a articulação com a ETSUS - Escola Técnica de Saúde, responsável pela construção coletiva dos Planos de Trabalho, em Educação Permanente na unidades de saúde do território foi efetivada, havendo a aproximação com os Serviços no período de Planejamento.
Essa aproximação possibilitou uma abertura no Planejamento no município em desenvolver ações na perspectiva da aprendizagem ativa na saúde e na efetivação de parcerias com Universidades, Coordenadorias Regional de Saúde e Serviço para a formação dos profissionais da rede.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

O maior deslocamento foi a aproximação dos serviços de saúde e instituições de ensino para o estímulo de um planejamento menos normativo e mais ascendente, par ao atendimento das necessidades de saúde. Esta foi uma discissão proposto na implantação do PA junto a ETSUS e equipamentos de saúde.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim, atualmente as conversas e parcerias entre os serviços de saúde e de ensino foram ampliadas. Há movimentos para a formação dos trabalhadores de saúde por meio da articulação dos Gestores dos Serviços do Município, do Hospital Geral do Grajaú e das Instituições de Ensino no território.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Inicialmente o obstáculo se revela na resistência dos profissionais de saúde que atuam com Educação Permanente no território, que participaram da oficina proposta no PA, na tentativa de estimular a construção de ações educativas nos serviços de forma co-geridas, envolvendo os diferentes serviços.
Porém, a apoio do Gestor Hospitalar e da Instituição de Ensino (ETSUS) foi fundamental para disseminar a necessidade de aproximação entre os serviços de saúde e ensino.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Os esforços realizados pela gestão do serviço de saúde envolvido.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

As discussões realizadas pelo grupo no PA e especialmente o movimento realizado pelos especializandos para acessar os atores envolvidos na educação permanente dos profissionais de saúde aconteceu de forma relevante no território.
Atualmente há parcerias entre os Serviços, Universidade e Escola Técnica de Saúde que foram apoiadas na sua base pelo percurso dos especializandos no PA.

Curso

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

HOSPITAL GERAL DO GRAJAÚ - São Paulo - Brasil

Autores

CLAUDIA REGINA GRAZIANO DE MORAES E ABREU, GISLENE TAVARES DE SOUZA ASSIS, RAILDA ALVES DA SILVA CARONE, JOCELENE PEREIRA BATISTA